Ana Carolina Dartora
Ana Carolina Dartora, mais conhecida como Carol Dartora nasceu em Curitiba, no Paraná, em 1º de maio de 1983. Formada em História pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) com especialização em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), integrante da pasta Mulher Trabalhadora e Direitos LGBTI da APP‑Sindicato e militante dos movimentos negros e feministas
Carol foi a primeira vereadora negra eleita da Câmara Municipal de Curitiba com 8874 votos em 2020 e assumiu o mandato no ano seguinte, em 2021. Sua eleição ocorreu em um momento histórico, na qual a visibilidade das pautas antirracistas no Brasil estava em ascensão. Essa conquista representou a participação de pessoas negras nos espaços de decisão na cidade, porém não a impediu de sofrer ataques racistas e ameaças de morte.
O objetivo de Dartora era aproximar a política dos cidadãos historicamente excluídos através de um mandato popular e coletivo e com isso priorizar políticas públicas para as periferias, promover serviços públicos para mulheres em situação de violência e garantir leis de cotas raciais em concursos públicos municipais que gerassem mais oportunidades para população negra.
Sua trajetória é marcada pelo compromisso com a justiça social, transparência, educação, equidade de gênero e valorização do protagonismo de mulheres negras.
Atualmente, é deputada federal filiada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em exercício até 2027.
Sua candidatura simboliza a urgência de ampliar vozes que historicamente foram silenciadas.
Confira a trajetória desta #NegranaHistória contada pela nossa parceira, Evelin Moreira, e acompanhe outras histórias no nosso canal do Youtube.
Carol Dartora // foto: site Brasil de Fato


