Assine nossa Newsletter
Acompanhe nosso trabalho
O projeto “Negras na História” é uma iniciativa da ONG Criola com a Fundação Wikimedia que visa a valorização das histórias de mulheres negras cis e trans de todo o Brasil que moldaram o passado e transformam o presente.
Por meio de pesquisas e conteúdos educativos/culturais, reafirmamos o compromisso de fortalecer e ampliar essas vozes através do campo das novas tecnologias e do conhecimento antirracista sob licenças Creative Commons produzido por nano influenciadoras negras.
Conheça essas trajetórias e ajude a ampliar a luta e o legado de mulheres negras que transformam o Brasil.
Por justiça, equidade e Bem Viver !
Por meio de suas trajetórias, destacamos a relevância das figuras femininas negras do continente africano e da diáspora na construção política, social, cultural e religiosa que inspiram força, liderança e ancestralidade. Suas vozes ecoam até hoje, nos lembrando do poder e da resistência das que vieram antes.
O poder da coletividade como resistência e transformação social através da potência de ações em conjunto. As trajetórias de mulheres negras que criaram e/ou atuam em coletivos que se organizam para garantir direitos, ensinar lado a lado e resistir.
O ato de cuidar como estratégia e forma de luta na história de mulheres negras. A partir da rede de afetos, elas fortaleceram suas comunidades, lutaram por direitos e deixaram legados para as futuras gerações.
Afirmar sobre pertencimento compartilhando histórias de mulheres que conquistaram espaços, autoestima, carreiras, direito à vida e propósitos que são negados pela sociedade. Reconhecer nossas histórias é afirmar nossa existência !
Mulheres negras da atualidade que lutam no enfrentamento ao racismo, promovem o avanço da equidade de gênero, ampliam vozes e fortalecem a população negra. São exemplos de liderança e compromisso com a construção de um Brasil mais justo e igualitário.
Aqui você pode homenagear e nos informar sobre uma mulher negra de luta que você conheceu, conhece ou ouviu falar. Para nos contar sua história, preencha o formulário e, se quiser, mande uma foto desta guerreira. A ela, nosso reconhecimento!
Quero contar