19/09/2024
Pelo fim das violências, Criola lança Sumário Executivo Números da Violência Racial e de Gênero contra Meninas e Mulheres Negras Cis e Trans no Brasil
Como parte das estratégias de Criola para coibir a violência racial e de gênero contra meninas e mulheres negras, lançamos hoje o Sumário Executivo Números da Violência Racial e de Gênero contra Meninas e Mulheres Negras Cis e Trans no Brasil.
O documento reúne dados sobre mortalidade, segurança pública e as violências física, psicológica, sexual e patrimonial. Criola entende que o enfrentamento às violências de gênero perpassa, necessariamente, pela compreensão de que o racismo patriarcal cisheteronormativo também é reproduzido nestes cenários, afetando gravemente meninas e mulheres negras.
Nesse sentido, a iniciativa é parte dos esforços de Criola para subsidiar a construção de estratégias de enfrentamento da violência e do feminicídio contra meninas e mulheres negras cis e trans. Organizações e lideranças podem encontrar nesta publicação um mapeamento robusto sobre a situação de mulheres e meninas negras cis e trans com relação aos índices de violência de gênero e feminicídio.
Pré-lançamento exclusivo para lideranças e organizações que participaram do mapeamento de Criola
Nos dias 31/08, 01 e 02/09, Criola promoveu o Encontro Nacional Empoderando Mulheres Negras para o Enfrentamento à Violência Racial e de Gênero, reunindo lideranças de diversas regiões e territórios do Brasil para discutir estratégias de combate à violência de raça e de gênero sofrida por mulheres negras cis e trans. Estiveram presentes lideranças, organizações e coletivos que trabalham com ações voltadas para combater a violência contra as mulheres.
As organizações e lideranças foram selecionadas a partir do Mapeamento de Organizações e Lideranças Negras, promovido por Criola entre os meses de abril e maio de 2024, com o intuito de contribuir para o empoderamento dessas organizações e lideranças negras na construção de estratégias de enfrentamento da violência contra meninas e mulheres negras cis e trans.
Mapeamos organizações e lideranças negras das cinco regiões do país para a construção de estratégias e delineamento de ações políticas nacionais para o enfrentamento da violência e do feminicídio. Além de participarem do Encontro Nacional, as organizações e lideranças negras mapeadas participarão também de outras atividades regionais.