11/12/2024
Leitura Política e Social da sentença do caso Mães de Acari
Mães de Acari, Projeto Legal, Criola e Nicodemos realizam evento para discutir a sentença divulgada pela CIDH, discutir seus desdobramentos para familiares das vítimas da Chacina de Acari e entender como ela impacta outros casos de violência do Estado
Em 4 de dezembro de 2024, acompanhamos a Corte Interamericana de Direitos Humanos condenar o Estado Brasileiro pelo crime de desaparecimento forçado de 11 jovens da favela de Acari, e determinar que o Estado cumpra uma série de medidas a favor das famílias das onze vítimas da Chacina de Acari, ocorrida em 1990, no Rio de Janeiro. Dentre as recomendações, estão a reparação indenizatória aos familiares, emissão das certidões de óbito, a criação de um memorial e o reconhecimento do desaparecimento forçado.
Em vista disso, no dia 17/12, das 17h30 às 20h, no Centro Cultural Justiça Federal, haverá a Leitura Política e Social da sentença do caso Mães de Acari. A atividade será realizada pelo Movimento Mães de Acari, Projeto Legal, Criola e Nicodemos, com apoio do Comissão Nacional de Direitos Humanos. O objetivo é saber mais sobre a sentença divulgada pela CIDH, discutir seus desdobramentos para familiares das vítimas da Chacina de Acari e como ela impacta outros casos de violência do Estado. As vagas são limitadas para acompanhar presencialmente a atividade, mas teremos transmissão ao vivo pelo canal no Youtube de Criola.