Maíra de Deus e Mãe Dora de Oyá
Os terreiros de matriz africana são espaços educacionais, culturais e de transformação social que impactam na vida de seus membros.
Maíra de Deus Brito, jornalista e doutora em Direitos Humanos conta a história de Doralina Fernandes Barreto Neves, mais conhecida como Mãe Dora de Oyá, zeladora espiritual e responsável pelo Ilê Axé T’ojú Laba e o projeto social “ABC musical”.
Nascida no estado da Bahia em 1969, se mudou ainda pequena com sua família para Brasília onde reside atualmente. Ela foi professora de alfabetização de jovens e adultos, formou-se em fisioterapia e é membro do Partido Comunista Brasileiro.
A trajetória de Mãe Dora nos ensina sobre o ato de cuidar como estratégia de sobrevivência da população negra e a força da coletividade que promove impacto social nos espaços periféricos através da fé, dos acessos à saúde, educação, direitos e cultura para todas as pessoas.
Confira mais detalhes desta história no vídeo abaixo do canal Youtube de Criola e acesse o conteúdo Glam na página de WikiCriola .
Vamos redefinir as trajetórias de mulheres negras de todo o Brasil !
O projeto “Negras na História” é uma iniciativa da Ong Criola em parceria com a Fundação Wikimedia que visa fortalecer e ampliar a voz de mulheres negras cis e trans no campo das novas tecnologias e do conhecimento antirracista sob as licenças de Creative Commons.
“…eu queria muito mostrar essa faceta cultural dela, porque ela mostra como que política, cultura e essa parceria, essa ideia da gente fazer as coisas juntos, dá muito certo. Mãe Dora é uma mulher negra, nordestina, mãe de santo, que muito me inspira.”
Maíra de Deus / Reprodução pessoal


