14/05/2024

Apoiar e formar mulheres negras empreendedoras: Criola e Fundo ManaMano seguem juntos nessa missão 

Entenda a importância da formação para afroempreendedores e conheça as mulheres indicadas por Criola para a 8ª turma do Fundo ManaMano 

O ManaMano é um fundo de transformação social e de desenvolvimento destinado a fortalecer negócios de nano e microempreendedoras(es) de favelas e de periferias da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Ele surge como forma de mitigar os impactos econômicos causados pela Covid-19 e criar ferramentas de geração de renda para famílias vulneráveis, oferecendo suporte financeiro, formação e consultoria em gestão para o aperfeiçoamento de iniciativas de empreendedoras(es). 

Criola é uma das parceiras do Fundo ManaMano contribuindo, a cada nova turma de formação, com a indicação de participantes e na definição programática da iniciativa. Um dos nossos maiores interesses é ampliar propostas que apoiem as mulheres, especialmente as negras, na jornada de empreender e prosperar. Em abril, participamos de uma das aulas iniciais da 8ª turma de formação do Fundo pautando os desafios enfrentados pelos afroempreendores no Brasil. Juliana Martins, assistente de coordenação de projetos sobre políticas públicas para meninas e mulheres negras cis e trans em Criola, destacou as dificuldades que as afroempreendedoras(es) enfrentam para acessar linhas de crédito, conseguir capacitação adequada que leve em consideração gerir um negócio pautado pela cultura afro-brasileira, além de possuírem menos investimento e credibilidade.  

CONHEÇA AS LIDERANÇAS INDICADAS POR CRIOLA 

Quatro mulheres da região metropolitana do Rio de Janeiro participam da 8ª turma do Fundo ManaMano como indicadas por Criola. São elas: Lilian Oliveira, do De Mariá Cozinha Afetiva; Daniela Carneiro, do Gelatos da Dani; Daniele Caldeira, da Dóra Salgadinhos; e Stefany Vieira, da Fany Tattoo. Conheça aqui um pouco mais sobre suas iniciativas e saiba como a formação tem auxiliado cada uma delas em seus negócios. Na formação, as mulheres recebem capacitação em temas essenciais para a manutenção de seus empreendimentos, como Marketing Digital, Custos e Precificação.  

Ao fim das aulas, as empreendedoras recebem mentoria e um valor em dinheiro para investir em seus negócios. Conheça mais sobre a iniciativa e saiba de quais formas é possível contribuir para a formação de mulheres empreendedoras.   

1