07/04/2025

Carta aberta em defesa da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra do Ministério da Saúde 

Ao Excelentíssimo Senhor 

Alexandre Padilha 

Ministro de Estado da Saúde 

Ministério da Saúde – Brasília/DF 

Nós, ativistas do movimento social negro, de mulheres negras, lideranças de religiões de matriz africana, quilombolas, trabalhadores(as) e profissionais da saúde, estudantes e pesquisadores(as), compromissados com o enfrentamento ao racismo e promoção da equidade, vimos por meio desta reafirmar nosso compromisso com o Sistema Único de Saúde (SUS) e com a efetiva implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), instituída pela Portaria nº 992/Gabinete do Ministro do Ministério da Saúde(MS), de 13 de maio de 2009. 

Esta política, aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde em 2006 (mais tarde transformada em aparato legal por meio do Estatuto da Igualdade Racial, em 2010), é fruto de uma longa e árdua luta dos movimentos sociais negros, que desde a década de 1970 denunciam o racismo como importante determinante/determinação social da saúde, que atinge de forma desproporcional a população negra brasileira quando comparadas às demais, conforme nos dizem os diferentes estudos, pesquisas e dados oficiais deste país, inclusive  produzidos pelo Ministério da Saúde. 

A formulação e a implantação da PNSIPN, considerando a necessidade de resposta concreta ao nível de morbimortalidade geradas pelo racismo institucional, é resultado de uma intensa articulação entre o movimento social, entidades científicas e setores progressistas do próprio SUS. Representa, portanto, uma conquista coletiva, profundamente alinhada com os princípios do direito à saúde, da equidade e da justiça social. 

A PNSIPN não é apenas uma diretriz técnica, é o reconhecimento oficial de que o racismo, em suas dimensões estruturais, compromete a saúde da população negra, adoece e mata, e por essa razão precisa ser enfrentado de forma sistêmica, estratégica e estruturante. Para tanto, sua gestão – em todos os níveis de atenção e – sob a alçada do Gabinete do Ministério da Saúde é indispensável para garantir articulação intersetorial, capilaridade nas ações e prioridade na agenda institucional do governo federal. 

Tal como em outros momentos importantes da recente história desse país, em 2022, o Manifesto Nacional em Defesa do SUS, por nós conduzido – reunindo assinaturas em todo o território nacional – nos apontava que era preciso uma outra resposta institucional em meio à inexistência de ações efetivas em atenção à saúde da população negra nos três níveis de gestão, mas hoje, em 2025, o Brasil ainda carece de metas concretas em saúde para a população negra que partam das iniquidades demonstradas pelos dados desagregados por raça/cor em todas as suas esferas; de ações efetivas para o reconhecimento dos Terreiros como espaços de promoção da saúde, de atenção às comunidades quilombolas e as pessoas com Doença Falciforme e seus familiares, além do compromisso político com a  mudança na gestão e continuidade da formação de profissionais e gestore(a)s do SUS para o enfrentamento ao racismo, e mais do que isso, de uma postura firme por parte deste Ministério, sendo capaz de enfim, realizar as mudanças estruturais necessárias para que o governo federal possa entregar ao povo brasileiro, uma saúde pública, digna, de qualidade e com equidade. 

Nossa atuação em defesa do SUS inclui as contribuições enviadas à transição do governo, em 2022, cujo documento – oriundo do Encontro de Saúde da População Negra organizado por diferentes organizações e redes do movimento negro brasileiro com atuação no campo da saúde, ao longo da 13a edição do Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão) – indicava, por exemplo, que: a definição da estrutura institucional responsável pela PNSIPN, designação da autoridade sanitária federal que se responsabilizaria por sua gestão e inclusão de orçamento específico para a PNSIPN no PPA (Plano Plurianual), são pontos centrais para o avanço da referida política, o que foi atendido pelo Ministério da Saúde em 2023.    

Tais propostas, seguiram em meio à recente Conferência Nacional Livre de Saúde da População Negra – em meio à 17a Conferência Nacional de Saúde, em maio de 2023 – que reuniu centenas de lideranças e ativistas de todo o país, em um movimento amplo de escuta, proposição e mobilização social. Tal Conferência, é mais uma demonstração viva da potência do movimento negro na formulação de políticas públicas, por isso apontou como prioridade a valorização da estrutura institucional da política. 

Nesse contexto, ressaltamos o papel fundamental das lideranças do movimento social negro, e de mulheres negras, articulados em torno da defesa da PNSIPN, da equidade e do controle social, compreendendo que a invisibilidade da saúde da população negra comprometeria não apenas o legado da luta histórica dos movimentos sociais, mas também o compromisso assumido do Governo Federal com o enfrentamento ao racismo como determinação social da saúde.   

A invisibilização da política compromete sua governabilidade, articulação e monitoramento, questões centrais para as quais, esse movimento tem nome qualificado – com expertise e capacidade técnica, além de perfil de diálogo com movimentos sociais, academia e gestão – a oferecer, para a gestão política das ações em âmbito ministerial. 

Assim, solicitamos a Vossa Excelência:

1. Entendemos que, como apresentado na reunião com o Ministro, a direção da Política de Saúde da População Negra sob responsabilidade da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde é uma possibilidade de demonstrar a transversalidade da pauta. Entretanto, é necessário que a PNSIPN esteja de forma articulada à gestão das políticas do Ministério da Saúde, mas não coordenada no conjunto das populações vulnerabilizadas sob um guarda-chuva de diversidades. A condução da PNSIPN deve estar destacada por ser promotora da equidade racial e étnica, conforme é preconizado pelo capítulo de Saúde da Lei Federal nº 12.288, de 20 de julho de 2010 que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial;

2. A valorização técnica e política do cargo que conduzirá a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, de forma a ter condições reais de articulação com todas as Secretarias do MS e instâncias interfederativas, contando com equipe, orçamento e condições de trabalho que permitam o exercício dessa função; 

3. O compromisso irrestrito com a pactuação de ações efetivas nos três níveis de gestão do SUS, com apoio técnico e político aos estados e municípios à implementação da política, como ocorre nos demais casos; 

4. De igual forma defendemos os espaços de controle social das políticas públicas de saúde, para além dos Conselhos de Saúde – espaços de avaliação das políticas públicas de saúde em todo o sistema – pois, a sociedade atual reúne outros esforços e formatos de participação e articulação política. É fundamental que a transparência da gestão política de tais ações alcance tais espaços e avance no que se refere à escuta, avaliação e mudança de rumos quando necessários, considerando o fato de que é preciso ampliar o debate em defesa do SUS. Esse universo deve ainda considerar a importância das contribuições de Comitês Técnicos e os demais atores institucionais relacionados à condução das ações;

5. Entendemos ainda que, é fundamental avançar também no que se refere à aprovação, regulamentação e implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Quilombola.  

Nessa segunda fase do Lula 03, é urgente, que questões que se colocam como desafios imediatos para o SUS, sejam também, racializadas, por meio do detalhamento em raça/cor das filas de espera e das coberturas vacinais, para que a desejada ampliação do acesso à consultas com especialistas, cirurgias e procedimentos no SUS, assim como o fortalecimento do Programa Nacional de Imunização (PNI) não ocorram de forma a ampliar iniquidades como as já vistas na redução da mortalidade materna, especialmente no que concerne ao aumento da proporção de mortes de mulheres e recém nascidos negros e indígenas, mesmo a despeito da redução geral proporcionada por políticas públicas. 

Do mesmo modo, devem ser racializadas as ações da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, usando indicadores raça/cor que apontem territórios prioritários para a revisão do quantitativo determinado na PNAB de usuários por ESF e dos indicadores relacionados a efetivação dos programas de promoção e prevenção aos agravos transmissíveis e não transmissíveis assim como nas demais prioridades do Ministério da Saúde. 

Somos cidadãs e cidadãos plenos de direitos, portanto, contamos com o compromisso  do Ministro da Saúde de assumir definitivamente a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, não como pauta de nicho ou identitária, mas como expressão concreta do direito à vida, à dignidade e à justiça social. O cumprimento da Lei Federal do Estatuto da Igualdade Racial passa pela garantia não só da permanência da PNSIPN em um lugar destacado, mas com visibilidade e capacidade de impactar na transformação real das condições de saúde da maioria da população brasileira.  

Reforçamos que o intuito desta Carta aberta é o fortalecimento da direção da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, visando a ampliação do diálogo, na busca por medidas efetivas que corrijam as desigualdades e iniquidades que marcam a história da população negra na busca por saúde, e do apagamento, igualmente histórico, das necessidades específicas de saúde dessa parcela da população, para alcançarmos de fato, a universalidade e a equidade no SUS. 

Assinam essa carta as organizações e pessoas abaixo listadas: 

Criola – Organização de Mulheres Negras 

Aliança Pró-Saúde da População Negra 

Fórum Paulista de Saúde da População Negra 

ACMUN – Organização de Mulheres Negras  

GELEDÉS – Instituto da Mulher Negra 

Instituto de Mulheres Negras Candaces 

RENAFRO/Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde  

AMNB – Articulação de Mulheres Negras Brasileiras 

MNU – Movimento Negro Unificado 

CONAQ – Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas 

IANB – Instituto da Advocacia Negra Brasileira 

Rede de Mulheres Negras de Pernambuco 

Articulação Nacional de Enfermagem Negra – ANEN 

Ação de Mulheres pela Equidade – AME 

Rede Nacional Lai Lai Apejo  

Uneafro Brasil

Enegrecer

ABAMEFAC/Associação Baiana de Medicina de Família e Comunidade – Lorena do Rosário Gomes/BA

ABEFACO/Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade – Isabella Koster/RJ

ABEFACO/Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade/RJ

ABEFACO/Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade – Laís Pimenta Ribeiro dos Santos/RJ

ABIA-SPW – Sonia Corrêa/RJ

ABL/Articulação Brasileira de Lésbicas 

ABPN/Associação Brasileira de Pesquisadores Negros/DF

ABRASCO – Associação Brasileira de Saúde Coletiva/RJ

ABRASCO – Hilton Pereira da Silva/DF

ABRASCO/GT Racismo e Saúde – Diana Anunciação Santos/BA

ACMUN – Caroline Damazio da Silva/RS

ACMUN – Cláudio Roberto Amaruza Rodrigues/RJ

ACMUN – Jéssyca da Rosa Santos Barcellos/RS

ACOLHER Grupo de Apoio à Adoção – Cecilia Alves de Freitas Zelic/SP

ACTIONAID – Ana Paula Brandão/RJ

ADAI – Claudia Alyne Braz de Carvalho/ES

AFACAB/Associação dos Filhos e Amigos da Cultura Afro Brasileira – Katia Hellen Lacerda Costa Nunes/PA

Afoxé Alafin Oyo – Fabiano Santos da Silva/PE

Afrikerança – Barbara Maia/RJ 

AIABA – Associação Interdisciplinar Afro-Brasileira e Africana – Ìyálòrísá Joilda Pereira de Jesus/PR

AJAGUN OBÍNRÌN – ORGANIZAÇÃO DE MULHERES NEGRAS DO RNIDADE NEGRAS, Elizabeth Lima da Silva/RN

Aladeinclusao – Sandra da Silva Santos/RJ

Alfazendo Brasil RJ – Iara Regina da Silva Oliveira/RJ

Aliança de Saúde da População Negra – Michelle dos Santos Souza/SP

Aliança Pró-Saúde da População Negra – Verônica Fernandes de Jesus/SP

AMBJRM – Luciana Oliveira Melgaço/ES

Ambulatório LGBT – Carla Costa de Freitas/RJ 

AMDC – Associação de Mulheres de Duque de Caxias – Elisabete Santos da Silva/RJ

AME – Esi Tulani Bueno da Silva/SP

AME – Jurema Matos SILVA/BA

AME/Ação de Mulheres pela Equidade BA – André Luís Melo dos Santos/BA

AME/Ação de Mulheres pela Equidade BA – Dinah Santos Nogueira/BA

AMMA PSIQUE E NEGRITUDE/Pesquisa, formação e referência em relações raciais – Emiliano de Camargo David/SP

AMNB – Vinólia de Jesus Andrade Silva Costa/MA

AMOCAVIM – Cleide Almeida/RJ

AMO-PROP/Associação Integração aos Moradores e Produtores Rurais do Palhal – Girlene de Jesus Mengalli Guasti/ES

AMOQC – Lucimar Ferreira Paulo dos Santos/RJ 

ANEN – Juliana Mittelbach/PR

ANEN – Vanalice Paulino/SP

ANEPS – Camila de Lima Sarmento/AL

ANEPS/AMB – Luisa Ivana Almeida da Silva

ANPSINEP RN – Bruna Renata Lourenço de Oliveira/RN 

ANPSINEP PE – Articulação Nacional de Psicólogas (os) Negras (os) e Pesquisadoras (es) de Pernambuco – Maria Conceição Costa/PE

ANPSINEP RS/Articulação Nacional de Psicólogas Negras e Pesquisadoras – Simone Vieira da Cruz/RS

APOM – José Bosco Dalla Pietà Carvalho/MG

Aqualtune Lab – Clarissa Marques Santos França/RJ

Aquilombamento Aqualtune – Cleuza Sueli Bueno da Silva/SP

ARCCAB-AYOY/Associação Religiosa e Cultural de Culto Afro-Brasileiro Abassá Yá Oyá Ynguerecy – Maria Enoia de Sousa Correa/RJ

Arqua – Valdiglecia Silva dos Santos/CE

Arquia – Adriana Maciel Araújo/PA

Arquisabra – Flávia da Silva Adriano/RJ

ART TB BRASIL/Articulação Social Brasileira para o Enfrentamento da Tuberculose – Carlos Alberto Ebeling Duarte/RS 

Articulação AIDS RN – Sérgio Fabiano Cabral/RN

Articulação de Mulheres Negras de Minas Gerais – Cristiane Ribeiro/MG

Articulação de Mulheres Negras de Minas Gerais – Katia Cristina da Silva Sales/MG

Articulação de Mulheres Negras de Minas Gerais – Yone Maria Gonzaga/MG

ASFOC/Sindicato Nacional – Luciana Lindenmeyer/RJ

ASPLANDE – Ana Lúcia Barbosa Santos/RJ

Ass Centro Social Fusão – Ana Leila Gonçalves/RJ

ASSOC MOR NORDESTE AMARALINA – Francisco dos Santos Santana

Associação Afro Cultural e Religiosa Omo ni Ejá – Doté Thiago Soares Leitão/PI

Associação Art e Vida – Keila Costa Silva/DF

Associação Casa de Luiza Araxá – Marisa Aparecida Rufino Santos/MG

Associação Catarinense de Apoio Social e Educacional a Família – Alex Marcelo Amaral/SC

Associação Cultural dos Quilombolas Renascer da Lagoa dos Crioulos – José Filho de Sousa/CE

Associação Cultural em Tempos de Ayoká – Kelma Luzia Nunes Otaviano/CE

Associação Cultural Roça Mãe Danda – Célio Lúcio Lopes/MG

Associação da Comunidade Quilombola do Barroso – Ana Célia dos Santos Pereira/BA

Associação de Doulas do Estado do Rio de Janeiro – Beatriz da Conceição Flores da Silva/RJ

Associação de Mulheres Negras Antonieta de Barros – Neli Goes Ribeiro/SC

Associação de Mulheres Raízes da Terra de Fazendinha – Alcilea dos Santos Ricardo do Rosário/RJ

Associação dos Moradores do Conjunto Santa Luzia – Hildete Reis de Jesus/BA

Associação dos Remanescentes Quilombolas Sitio Veiga – Antonia Alzenir da Silva Ferreira/CE

Associação Franco Rotelli – Aurélia Rios/SP

Associação Grupo Espaço Mulher – Ediclea Maria Santos da Silva/PE

Associação Ilera Ancestralidade e Saúde/SP

Associação Pessoas com Doença Falciforme – Ana Lucia de Brito/SC

Associação Pró-Falcêmica ” Irmãos de Foice”/Barretos – SP 

Associação Quilombola – Elizabete Maria da Conceição/AL

Associação Quilombola África e Laranjituba – Mirian Moraes Cardoso/PA

Associação Quilombola Comunidade Leontinos – Clariscina Florenço/CE

Associação Quilombola de Inhanhum – Benedita Mota Souza/PE

Associação Recreativa e Cultural Afro Nação das Almas de Angola José Pilintra da Lapa – Wermerson Ribeiro de Sousa/MA

Associação Remanescente do Quilombo Timbaúba de Coreaú e Moraújo – Antonia Mairla Silva Costa/CE

Associação sem fins lucrativos Coletivo Afrodivas de Niterói – Brasileiras & Cia – Josiane N. Peçanha de Souza/RJ

Associação Umbanda Recanto dos Orixás e Mãe Mariana – Maria Suely Miranda de Souza Tanaka/PA

Ateliê – Nanju dos Santos Tipuana/SP

Ateliê Primeira Pessoa – Ana Paula Lisboa/RJ

Atinuké – Sobre o Pensamento de Mulheres Negras – Thuila Farias Ferreira/RS

Atunbi Axé – Celi de Almeida/RJ

Axé Kwê Cejá Gbé – Maria da Conceição Cotta Baptista/RJ

Axé Kwê Cejá – Maria da Conceição Cotta Baptista/RJ

Axé Nascente/Ilê Alaketu Egbé Funfun Omó Obatálà – Pedro Gaeta/MS

AYABAS – Francisca Odete Alves Silva/PI

AYABÁS/Instituto da Mulher Negra do Piauí – Carmem Letícia dos Santos/PI 

Ayomidê Yalodê Coletiva de Mulheres Negras e LBTs – Altamira Simões Obatanju/BA

Bará Brasil África Raízes Ancestrais – Maria vicentina Caldeira/MG

Brejo das Sapas – Flavia Tambor dos Santos/MG

Candaces/UNEB – María de Fátima Conceição dos Santos/BA

Capelania Jeová Rafá – Maria Benedita Cantanhede de Lima/RJ

Casa Afro Barretos – Juliana Munique/SP 

Casa Coletivo Terreiro Oba Labí – Nathalia Mota/RJ

Casa Coletivo Terreiro Òbá Labi/ Grupo de Feminilidades As Padilhas – Iya Katiuscia de Yemanjá/RJ

Casa Coletivo Terreiro Obá Labí/As Padilhas – Glaucia da Conceição Felix Barbosa/RJ

Casa Coletivo Terreiro Òbá Labi/Quilombo Ilê Axé Oba Labi – (Jà’dê ) Ana Beatriz dos Santos Moreira/RJ

Casa Coletivo Terreiro Òbá Labi/Quilombo Ilê Axé Oba Labi – Grazielly Aparecida de Souza Carvalho/RJ

Casa Coletivo Terreiro Òbá Labi/Quilombo Ilê Axé Oba Labi – Maria Eduarda Fernandes da Silva/RJ

Casa Coletivo Terreiro Òbá Labi/Quilombo Ilê Axé Oba Labi – Monique Souza Santos/RJ

Casa Coletivo Terreiro Oba Labi/Quilombo Ile Axe Oba Labi – Pedro Paulo Sousa Alves/RJ

Casa Coletivo Terreiro Òbá Labi/Quilombo Ilê Axé Oba Labi – Thiago Francisco de Souza Carvalho/RJ

Casa da Cultura – Centro de Formação Artística e Cultural da Baixada Fluminense – Leila Regina Silva Soares/RJ

Casa da Mulher Catarina – Vera Lúcia Fermiano/SC

Casa da Mulher Paulista ” Janaina Zanqueta Dias Rondini”/SP  

Casa de Caridade Seara de Boiadeiro – Maria de Fátima Oliveira Maciel/RJ

Casa de Vó Benedita e Pai Ogum das Matas – Suzana Cláudia Monchery de Souza/PA

Casa Laudelina de Campos Mello/Organização da Mulher Negra – Cleusa Aparecida da Silva/SP

Casa Marielle Franco Brasil – Sandra Muñoz/BA

Casa Nayo – Vanderli Salatiel/SP

Católicas pelo Direito de Decidir – Gisele Cristina Pereira/SP

CEBES AL/Forum Alagoano em Defesa do SUS – Maria Edna Bezerra da Silva/AL

CEDENPA/Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará – Raimunda Nilma de Melo Bentes/PA

CEI Jardim Panamericano SP – Calebe de Morais Brito/SP

CEMUF – Ediane S Napoleão/RJ

CEMUFP – Denise Maria do Espírito Santo/RJ

Centro de Cultura Negra do Maranhão – Airton Ferreira da Silva/MA

Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Dra. Nicea Quintino Amauro/PUC Campinas – Edna Almeida Lourenço – Comendadora/SP

Centro de Tradições Afrobrasileiras Yle Ase Egi Omin – Ya Wanda de Omolu/RJ

Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social – Ana Claudia Bezerra de Melo/PE

Centro Internacional de Estudo e Pesquisa da Saúde da População Negra e Indígena (CIEPNI) – Antônio Alberto da Silva Lopes/BA

Centro Nordestino de Medicina Popular – Maria da Conceição Paiva de Santana/PE

Centro Popular de Formação da Juventude Vida e Juventude – Tarsila Flores/DF

CEPAPEC – Claudia Motta Lima/RJ

CEPAPEC – Gratia Cynthia Maia Porto/RJ

CEPIA – Jacqueline Pitanguy/RJ

CERPO/Centro de Referência Popular – Claudete Maria da Silva Zacarias

CMP/Central de Movimentos Populares – Marluce Lopes/RJ

CMSNP – Moisés Januário dos Santos

Colégio Santa Cruz – Gilda Maria Pompéia Soares/SP

Coletiva Feira das Mulheres Pretas – Ana Benedita Franco da Costa/PE

Coletiva Kilombo de Rainhas/SP 

Coletiva Pretas de Angola – Janira Sodré Miranda/GO

Coletivo Atinuke – Pensamento de Mulheres Negras Coletivo Atinuke/RS

Coletivo Awon Eroja & ICMU – Laudiceia Silva/RJ

Coletivo Beleza Negra Pura Resistência – Maria Cecilia Ribeiro da Paixão/RJ

Coletivo Cara Preta – Alberto Magalhães Pires/PE

Coletivo Cássia – Laira Rocha Tenca/PR

Coletivo Coisa de Puta+ – Maria Elias Sarmento da Silveira/PA

Coletivo de Mulheres de Terreiro de FSA Bahia – Juciara Alves dos Santos/BA

Coletivo de Mulheres do Morro do Sossego – Marilza Barbosa Floriano/RJ

Coletivo de Pesquisa Ativista em Psicanálise, Educação e Cultura – Jairo Carioca de Oliveira/RJ

Coletivo de Pesquisa Ativista em Psicanálise, Educação e Cultura – Juarez Bispo dos Santos Filho/BA 

Coletivo de Pesquisa Ativista Psicanálise, Educação e Cultura – Cláudia Izabela Maestri Aleixo/ES

Coletivo de Pesquisa Ativista, Psicanálise, Educação e Cultura – Marcus Vinicius Rita Del Rio/SP

Coletivo de Terreiros de Jacarepaguá – Marleide Maria Madalena de Albuquerque/RJ

Coletivo dos Estudantes Kilombolas da UNILAB Ceará – Ana Maria Eugênio da Silva/CE

Coletivo dos Povos de Terreiros do Sul Fluminense – Mãe Simone Moura/RJ

Coletivo dos Povos de Terreiros do Sul Fluminense – Mãe Simone Moura/RJ

Coletivo Essência – Eleonora Maria de Queiroz Bondespacho/MT

Coletivo Feminista de Luta contra a AIDS Gabriela Leite – Andreza de Oliveira França/PA

Coletivo Feminista Gabriela Leite – Cleide Jane Figueiró de Araujo/RJ

Coletivo Filhos nos Braços do Pai – Joseane Martins de Lima Ferreira/RJ

Coletivo Guerreiras da Palhada – Carmem Lucia Dias/RJ

Coletivo Ivannide Santa Barbara – Marianna Pinto dos Santos Ferreira/BA

Coletivo Luzias – Joana DArc Cerqueira/MG

Coletivo Luzias – Valdiana DArc Cerqueira de Oliveira/MG

Coletivo Minas Pró-Reparações – Diva Moreira/MG

Coletivo Negro – Vânia Pereira Ferreira do Carmo/RJ

Coletivo Negro da Fiocruz PR – Juliana Mittelbach/PR

Coletivo Negro FIOCRUZ RJ – Vânia Cristina Quirino/RJ

Coletivo Negro Marcos Romão – Rosane Aurore Romão Juliano/RJ

Coletivo Ocupação Psicanalítica – Cristiane Ribeiro/MG

Coletivo Ocupação Psicanalítica – Elaine Silva dos Santos/MG

Coletivo Ocupação Psicanalítica – Vilma Ribeiro Dias/RJ

Coletivo Ocupação UFMG – Renata Lucindo Ferreira Mendonça/MG

Coletivo Paranaense de Residentes em Saúde – Pedro Henrique de Paula Boscardin/PR

Coletivo Reverendo Martin Luther King Jr – Ademir Santos/BA

Coletivo Rosa Parks – Elizete Alvarenga Pereira/RJ

Coletivo Voz Materna – Sibele de Lima Lemos/RS

Coletivo Voz Materna e Sepe – Flavia Corrêa Galloulckydio/RJ

Comissão Pastoral da Terra – Elaine Ferreira de Oliveira/RJ

Comitê Estadual de Saúde da População Negra de Pernambuco – Roseli Joseli da Silva/PE

Comitê Técnico de Saúde da População Negra do RJ – Patrícia Casqueiro Gois/RJ

Comitê Técnico de Saúde da População Negra- Município do Rio de Janeiro – Louise Mara Santos da Silva/RJ

Comitê Técnico de Saúde Integral da População Negra de Florianópolis – Alexandra Angélica Marques/SC

COMPIR/Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial – Josilene da Cunha Ferreira/RJ

Comunidade Carrapatos da Tabatinga – Agnes Carina Aleixo/MG

Comunidade Kalunga do Prata – Reinaldo dos Anjos Sousa/GO

Comunidade Quilombola – Guilherme Aniverso de André Costa/MG

Comunidade Quilombola Carrapatos da Tabatinga – Marcele Bianca Silva Felipe/MG

Comunidade Quilombola Carrapatos da Tabatinga/BD – Holdry Thais Epifanio de Oliveira/MG

Comunidade Quilombolas – Rosilene Alves Pereira Mesquita/CE

CONAM – Wilson Valério Lopes/RS

CONAQ BA – Amanda Glayce Lopes do Sacramento/BA

CONAQ CE – Isabel Cristina Silva de Sousa/CE

CONAQ ES – Selma dos Santos Dealdina Mbaye/ES

CONAQ PA – Ana Léia Moraes Cardoso/PA

CONAQ PE – Edna da Paixão Santos/PE

CONAQ RS – Tereza de Jesus da Silva/RS

CONAQ/Coordenação Nacional de Quilombos – Coletivo Nacional de Saúde Quilombola – Graça Epifânio/DF 

CONAQ/Coordenação Nacional de Quilombos – Coletivo Nacional de Saúde Quilombola, e residente em saúde população Campo Fiocruz – Eva Santos Rosa/GO

CONATT/Conexão Nacional de Mulheres Transexuais e Travestis de Axé – Fernanda de Moraes da Silva/SP

CONEN – Osvaldo Rafael Pinto Filho/SP

Congo – Joelson Gomes de Almeida/DF

Conselho do Povo de Terreiro do Estado do RS – CPTERGS/RS

Conselho dos Griots do MNU SP – Lenny Blue de Oliveira/SP

Conselho Gestor UBS Tietê 2 (usuário) – Vilma da Mota Lopes/SP

Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa – Hidely do Nascimento/SP

Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial de Santa Maria – Leila Medianeira Coutinho Rosa/RS

Conselho Tutelar/RJ – Nailá Cristina Arlindo de Souza/RJ

Coordenadora Estadual FONATRANS – Sandra Luiza Martins Claudino/SC

Coordenadoria Estadual das Comunidades Quilombola do RN (COEQ) – Andreia Nazareno dos Santos/RN

COREN RS – Elenilson Lopes Félix/RS

CORES – Coletivo Resistência de MG – Ju Santana/MG

CPAPEC – Michaela Leticia Lemes/SC

CPAPEC – Mônica Fernanda Neukamp Wille/RS

CPAPEC – Patrícia Ferreira Cardoso/RJ

CPAPEC/Coletivo Ativista em Psicanálise, Educação e Cultura – Guilherme Soraggi Lopes de Amorim/RJ

CPAPEC/Coletivo de Pesquisa Ativa Psicanálise, Educação e Cultura – Gabrielle Rodrigues/RJ

CPAPEC/Coletivo de Pesquisa Ativista em Psicanálise, Educação e Cultura – Juliana Costa dos Santos/RJ

CPAPEC/Coletivo de Pesquisa Ativista Psicanálise, Educação e Cultura – Aline Souza dos Anjos Fagundes/ES

CPAPEC/Coletivo de Pesquisa Ativista Psicanálise, Educação e Cultura – Márcia Faria Brito/DF

CPAPEC/Coletivo de Pesquisa Ativista Psicanálise, Educação e Cultura – Orlanda Albuquerque Torres/SP

CPAPEC/Coletivo de Pesquisa Ativista Psicanalítica de Escuta Periférica – João Luiz Peçanha Couto/RJ

CPII – Ronald Simões de Mattos Pinto/RJ

CRIAR – Centro de Referência de Informação e Arte e REAFRO RJ – Rede Brasil – Daise Rosas da Natividade/RJ

CRIAR/Centro de Referência de Informação e Arte – Daise Rosas da Natividade/RJ

Criola – Fabiano Siqueira/SP

Criola – Gleice de Carvalho Amarante/RJ

Criola – Keila dos Santos Oliveira

Criola – Laremi Emiliano de Oliveira/RJ

CulinAfro/UFRJ – Rute Costa/Macaé – RJ 

Danças Urbanas – João Pedro da Silva Albino/RJ

DÍDÉ Nós por Nós – Eva Bahia (Evaldira Iêda Bahia Ferreira)/BA

EBEP – Mario Orlando Favorito/RJ

Educação em Saúde Nutri a Vida – Edmara Roque/SP

EDUCAFRO – Renata Cristina Sorocaba Vicente/SP

Egbé Ypó Orun – Bàbá Santiago D’Èṣù/SP 

ENSP/FIOCRUZ – Rosa Maria da Rocha/RJ

ENSP/FIOCRUZ RJ – Michele Gonçalves da Costa

Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – Monique Rodrigues de Oliveira Silva/RJ

Escola Psicanalítica da Escura Peripherica – Juliana Costa dos Santos/RJ

Faculdade de Saúde Pública/USP – Jacqueline Moraes Teixeira/SP

FEMNegrasrj – Simone Silva de Paiva de Magalhães/RJ

Fenadoulas BR – Morgana Eneile/RJ

FENAFAL – Maria Zenó Soares da Silva/MG

FENAPICS – Federação Nacional das PICS – Eliane Almeida de Souza/RS

FEPOTMA-ES – Fabiana Oliveira de Carvalho/ES

FIOCRUZ – André de Souza Lemos/SP

FIOCRUZ – Lilian Cardoso de Freitas/RJ

FIOCRUZ – Marly Marques da Cruz/RJ

FIOCRUZ DF – Julia Lage Maia de Moraes/DF

FIOCRUZ PE – Rita de Cássia Prazeres de Vasconcelos/PE

FIOCRUZ Piauí – Elaine Ferreira do Nascimento/PI

FIOCRUZ Piauí – Paulo de Tarso Xavier Sousa Junior/PI

FIOCRUZ Piauí e NEGRACT UFDPAR – Hallisson Eduardo dos Santos Pinho/PI

FIOCRUZ RJ – Élida Hennington/RJ

FMSAN/Fórum Maranhense de Segurança Alimentar e Nutricional – Eurico Fernandes da Silva/MA

FNG/Frente Negra Gaúcha – Vanessa da Silva Mulet/RS

FNG/Frente Negra Gaúcha – Vanessa Mulet/RS

FNG/Frente Negra Gaúcha/RS

FNN/Frente Nacional de Negros e Negras – Andherson Sthépheson Barberino Damasceno/BA

FNN/Frente Nacional de Negros e Negras/BA

FONATRANS – Jessyka da Silva Rodrigues/PI

Fortalecendo Raízes – Helder da Silva dos Santos/RJ

Fórum da Mulher Negra de Siderópolis – Rafaela Crispim/SC

Fórum de Economia Solidária de Campos dos Goytacazes – Nilza Franco Portela/RJ

Fórum de Economia Solidária de Campos dos Goytacazes – Nilza Franco Portela/RJ

Fórum Estadual de Mulheres de Axé – Mãe Nonata da Oxum/MA

Fórum Grita Baixada – Adriano Moreira de Araujo/RJ

Forum Nacional de Mulheres Negras Executiva Nacional – Ubiraci Matildes de Jesus/BA

Fórum Permanente das Mulheres Negras Cristãs Rio de Janeiro – Regina Paula Costa Gomes/RJ

Fórum Permanente de Mulheres Negras Cristãs – Maria da Fé da Silva Viana/RJ

Fórum Popular de Segurança Pública do RN – Josimar Rocha Fernandes Tapuya Payakú/RN

Frente Nacional de Negros e Negras da Saúde Mental/FENNASM – Rachel Gouveia Passos/RJ

Fundação Angelica Goulart – Paulo Henrique Sales Monteiro/RJ

Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro – Anderson Luiz Cipriano/SP

Fundação Palmares MA – Gerson Carlos Pereira Lindoso/MA

GEEMA/Grupo de Estudos em Educação e Meio Ambiente – Jacqueline Guerreiro Aguiar/RJ

GEMA – Marcela Marques da Silva Damasceno/PE

Gestos – Josineide de Meneses Silva/PE

Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero – Juliana Cesar/PE

Gestos/Soropositividade, Comunicação e Gênero – Juliana Cesar/PE

GRAM Grupo de Apoio à Mulher – Solange Pires Revoredo/RJ

Grupo Curumim – Sueli Valongueiro/PE

Grupo de Mulheres Felipa de Sousa/RJ

Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado – Marta Cezaria de Oliveira/GO

Grupo de Mulheres Negras Mãe Andresa – Ana Luisa Borges/MA

Grupo de Mulheres Negras Malunga – Sonia Cleide Ferreira da Silva/GO

Grupo de Mulheres Yepondá – Ana Lucia Ferreira/RJ

Grupo de Trabalho em Saude da População Negra da SBMFC – Rita Helena Borret/RJ

Grupo Raízes – Fatima Rosane Cardoso da Silva/RS

Grupo Solidariedade do Estado de Minas Gerais – Sueli Maria do Nascimento/MG

GT Meio Ambiente MNU PE/ Salve Rio Brberibe – Rosiane Cristina Pereira da Silva/PE

Hospital de AMOR – Fabíola Cardoso Clemente/SP

Huoc – Gabriella Cavalcante Xavier/PE

IAFRA – Instituto África-América – Cenira Pinheiro Almeida/RS

IBL/Instituto Brasileiro de Lésbicas

ICAA – Instituto Águas do Amanhã – Iyalorixa Roberta Costa/RJ

IFN MG – Ellen de Cássia Pinto/MG

IFRJ – André Luiz Souza Silva/RJ

IFRJ – Marcelo Silva Bastos/RJ

ILABANTU/Instituto Latino-Americano de Tradições Afro Bantu – Anna Messias/SP

ILABANTU/Instituto Latino-Americano de Tradições Afro Bantu – Bruna Fabiane Oliveira Santos/SP

ILABANTU/Instituto Latino-Americano de Tradições Afro Bantu – Deivison Faustino (Muendexi Dya Nzambi), SP

ILABANTU/Instituto Latino-Americano de Tradições Afro Bantu – Francisco Lucas Brandão Braga/SP

ILABANTU/Instituto Latino-Americano de Tradições Afro Bantu – Glaysiara Ewellin Damasceno/SP

ILABANTU/Instituto Latino-Americano de Tradições Afro Bantu – Hosana Meira da Silva/SP

ILABANTU/Instituto Latino-Americano de Tradições Afro Bantu – Liliane Pereira Braga (Ndembwemi)/SP

ILABANTU/Instituto Latino-Americano de Tradições Afro Bantu – Luana Santos Porcino da Silva/SP

Ilê Asé Iyalode Oyo – Iya Cristina d’Osun/SP

Ilè Asè Òjubó Òhgum – Giselle Sacchelli Bachstein/PR 

Ile Ase Ojunsun Ode Bain – Gustavo Louback/RJ

Ilé Àse Ti Tóbi Ìyá Àfin Òsùn Alákétu – Ìyálòrísá Joilda Pereira de Jesus/PR

Ilê Axé – Mariana Santos Silva/SP

Ilê Axé Aganju Iponda – Kennedy Wanderley Avelino da Silva Santos/RN

Ilê Axé Ewá Olodumare – Ìyá Márcia d’Ògún/BA

ILE AXE IYA MANJELE O – Tânia Cristina dos Santos Costa/RJ

Ilê Axé Ojúomi – Viviane Maroja Limeira/PE

Ilè Omó Nidè Aşé Şapanã – Nádia Maria Martins da Silva Costa/RJ

Ilera Ancestralidade e Saúde – Debora Alves de Oliveira Olgado/SP

Ilú Oba de Mim – Denise Alexandra Alves/SP

Ilú Obá De Min – Daiane Aparecida Isidoro Pettine/SP

ILUMA SP – Yuri Alencar da Rocha

IMENA/Instituto de Mulheres Negras do Amapá – Maria das Dores do Rosário Almeida/AP

IMS CAT/UFBA – Raquel Souzas/BA 

IMS/UERJ – Márcia Lopes Silva/RJ

Independente – Maria Dirce Gomes Pinho/SP

INEGRA/Instituto Negra do Ceará – Rayane Vieira Matos/CE

INQUICCE – Adão Pedro Dos Santos/CE

INQUICCE/Instituto Quilombola do Cariri Cearense/CE

INSPRINFOR/Instituto Social Afroreligioso dos Filhos e Amigos do Príncipe Formoso – Rômulo Tadeu Pereira das Neves/PA

Instituição Espiritualista Oni Lewa Njo – Sonia Alves Tavares/RJ

Instituto Afro Brasil do Paraná – Wilzeli Rejane do Amaral/PR

Instituto Afro-Brasileiro e Cultural “Ilê IYabá Omi ” – Virgínia Lunalva M. de S. Almeida/PA

Instituto Afro-Brasileiro Imaculada Conceição/IABIC-PA – Ariosnaldo Silva da Serra/PA

Instituto Aldeia Iyá Omi e Egbé Iyá Omi àti Obaluaiê – Axé 4 – Mônica Silva Ferreira/RJ

Instituto APAKANI – Adilio Almeida de Souza/RS

Instituto Apakani – Magali Beatriz de Lima Borges/RS

Instituto Araxá – Raniel Alves Barros/SC

Instituto AS JOSEFINAS – Aira Luana do Nascimento/RJ

Instituto Casa Karê – Danielle dos Santos Pitanga/RJ

Instituto Cultura Urbana – Anderson Motta da Silva/RJ

Instituto Cultural Marfisafro – Geralda Marfisa/MG

Instituto da Mulher Negra do Piaui Ayabás – Haldaci Regina da Silva/PI

Instituto de Estudos Socioeconômicos – Cristiane Ribeiro/DF

Instituto de Fortalecimento e Desenvolvimento da População Negra + Diversidade – Luciana C Souza/ES

Instituto de Pesquisa das Culturas Negras – Marcelo Dias/RJ

Instituto de Referência Negra Peregum – Vanessa Nascimento/SP

Instituto de Saude Coletiva da UFF – Manuelle Maria Marques Matias/RJ

Instituto de Saúde Coletiva da UFF – Túlio Batista Franco/RJ

Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal da Bahia – Joilda Silva Nery/BA

Instituto internacional sobre Raça, Igualdade e Direitos Humanos – Rodnei Jericó da Silva/RJ

Instituto Maria Luz – Ana Lucia Alves de Castro Silva/RJ

Instituto Mover Vidas – Amanda Santos Almeida/RJ

Instituto Negro Sou – Ana Paula Teodoro Almeida Ricardo/ES

Instituto Negro Sou – Mariana Cristina Ramos de Araujo/ES

Instituto Nuzak – Martha Rodrigues de Moraes/RJ

Instituto Nuzak – Martha Rodrigues de Moraes/RJ

Instituto Perpetuar – Samilly Valadares Soares/PA

Instituto Sedes Sapientiae – Lilian Quintão/SP

IPAD – Vitor J W Brasil/PR

IPAD/Instituto de Pesquisa da Afrodescedência – Lucilene Aparecida Soares

IPANO/Igreja Evangélica Projeto Além do Nosso Olhar Coletivo de Mulheres do Complexo da Mangueirinha – Kátia Ezoite Teixeira Silva/RJ

IPAS – Beatriz Galli/RJ

IPUB/CENAT – Claudio Gruber Mann/RJ

ISC/UFMT – Sergio Ricardo Gaspar/MT

Justiça Global – Daniele Duarte/RJ

Kenya de Fátima Oliveira/MG

Kilombo Pai Joaquim de Angola – Michele Velasco/RJ

Kizomba – Jonh Cleisson Azevedo Santos/BA

Laboratório Isè – Luiza Araújo Trancoso/RJ

LASPNEGRA/Liga Acadêmica de Saúde Integral da População Negra de Teresópolis – Júlio César Machado Zeferino/RJ

Luta Delas por Elas – Luciene Busele/ES

Luta Delas por Elas – Olga Maria Lipaus Vilaça/ES

MAD/Movimento Antirracista Dandara – Hosana Meira da Silva/SP

Mães Valentes da Favela – Grécia Valente/RJ

Mãos Que Ajudam – Luci Cristina Ferreira de Assis Santos/RJ

Marcha das Mulheres Negras – Rosemar Campista dos Santos/RJ

Marcha das Mulheres Negras de São Paulo – Juliana Gonçalves/SP

Marcha das Mulheres Negras de SP – Mara Lucia da Silva/SP

Marcha das Mulheres Pretas – Eulália Pereira Corrêa/MG

Marcha Mundial das Mulheres – Camila de Freitas Santos da Silva/BA

Marcha Mundial das Mulheres – Gláucia de Fátima Matos/Uberlândia e Região MG

Marcha Mundial das Mulheres/Neabi – Estefani Kássia dos Santos/PE

MCMT/Mulheres Cuidando Movimentando Territórios – Flávia Conceição Verissimo/RJ

MindIn Academy – Hudson Augusto Rodrigues Bonomo/RJ

MMM – Adriana da Silva Bezerra – Recife/PE

MMM – Romilda de Fatima Silva/MG

MMM – Rose Quirinno/PE

MMM – Semiramys Santana de Souza Silva – RECIFE/PE

MMM Fase Horta – Risoneide Ferreira de Almeida/PE

MNCP – Cássia Maria Dantas Sousa/BA

MNLM RJ – Elisete da Silva Napoleão/RJ

MNU/Movimento Nacional População de Rua/MNPR – José Vanilson Torres da Silva/RN

MNU/Movimento Negro Unificado – Anderson da Silva Rocha 

MNU/Movimento Negro Unificado Bahia – Thaise dos Santos Viana/BA

MNU/Movimento Negro Unificado CARIOCA – Suely da Conceição Rodrigues/RJ

MNU/Movimento Negro Unificado do Estado do RJ – Adriana Odara Martins/RJ

MNU/Movimento Negro Unificado do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense – Gilcilane de Souza Alves/RJ

MNU/Movimento Negro Unificado ES – Ana Carolina Santos Lemes/ES 

MNU/Movimento Negro Unificado Feira de Santana – Claudia Santana Santos/BA

MNU/Movimento Negro Unificado MA – Adomair O. Ogunbiyi/MA

MNU/Movimento Negro Unificado Maranhão – Ilma Fátima de Jesus/MA

MNU/Movimento Negro Unificado Núcleo Campos dos Goytacazes – Neilda da Cunha Alves Ferro/RJ

MNU/Movimento Negro Unificado Rio de Janeiro – João Batista Cordeiros de Carvalho/RJ

MNU/Movimento Negro Unificado RJ – Leny Claudino de Souza/RJ

MNU/Movimento Negro Unificado RJ – Rômulo de Souza Bellinassi Lima/RJ

MNU/Movimento Negro Unificado RJ – Vania Maria Monteiro/RJ

MNU/Movimento Negro Unificado RN – Elismar Bezerra/RN

MNU/Movimento Negro Unificado RS – Maria Geneci Silveira/RS

MNU/Movimento Negro Unificado SP – Edna Maria Marciano/SP

MNU/Movimento Negro Unificado SP – Milton Barbosa/SP

MNU/Movimento Negro Unificado SP – Regina Lucia dos Santos/SP

MNU/Movimento Negro Unificado Uruguaiana – Staël Soraya dos Santos Rosa/RS

MNU/PE – Pedro Cavalcante Filho/PE

MNU/RN – Movimento Negro Unificado – Nilbemara Vieira Simplício/RN

MOCAMBO – Rosivaldo da Graça Ramos/PA

MOPS – Camila de Lima Sarmento/AL

Movimenta Mulheres e AMB – Marileia Bezerra Alves/RJ

Movimento Baía Viva – Cláudio Fagundes de Oliveira/RJ

Movimento Confluências de Educação Popular – Anita Ferreira Cabrinha/SP 

Movimento Dandara – Débora Oliveira Ribeiro/SP

Movimento de Organização de Mulheres em Defesa da Cidadania (MONDEC) – Edna Maria de Araujo/BA

Movimento de Saúde – Maria da Conceição Tardim/SP

Movimento Mulheres na Contramão – Andreia Ribeiro de Souza/RN

Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas – Mara Lúcia Araújo Domingos/RJ

MP FAvelas/Movimento Popular de Favelas/RJ

Mulheres de Pedra – Leila de Souza Netto/RJ

Mulheres Nós na Luta – Anazir Maria de Oliveira/RJ

NEABI UENF – Vita Evangelista de Azevedo/RJ

NEABI RJ – Rodrigo Francisco Almeida/RJ

NEABI/CReal – Ana Cláudia Barbosa/RJ

NEABI/UNIRIO – JANE SANTOS DA SILVA/RJ

NEGREX BA – Amanda Laure Brandão Marques/BA

NEGREX BA – Andherson Sthépheson Barberino Damasceno/BA

NEGREX BA – Bruna Yasmin Almeida dos Santos/BA

NEGREX BA – Kathlen Coutinho de Souza/BA

NEGREX BA – Rejane Macedo de Sousa/BA

NEGREX Curitiba – Emanueli Cristini Souza da Costa/PR

NEGREX MT – Tiago de Oliveira Ferreira/MT

NEGREX Paraná – Médica quilombola – Rosa Maria Moreno Barbosa

NEGREX PR – Emanuela Fernanda Lustosa Prates/PR

NEGREX RJ – Amanda Aparecida da Silva Machado/RJ

NEGREX RJ – Ana Cristina Nazaré das Neves Prado/RJ

NEGREX RJ – Cristina Brito Santana

NEGREX RJ – Gabriela Nascimento Celestino/RJ

NEGREX RJ – Lorranne Trindade Bandoli/RJ

NEGREX RJ – Matheus Luckas Pinto Benedito/RJ

NEGREX RJ – Monique França da Silva/RJ

NEGREX RJ – Rosane de Souza/RJ 

NEGREX RJ – Victória Regina Santos Oliveira/RJ

NEGREX RS – Letícia Santos Chaves/RS

NEGREX RS – Letícia Santos Chaves/RS

NEGREX SP – Érica Aparecida Silva Santos/SP

NEGREX SP – Marília Isabel Araújo da Silva/SP

NEGREX SP – Thaís Santos da Silva/SP

NEGREX UFBA – Raquel Oliveira Santos/BA

NEGREX UFBA – Raquel Oliveira Santos/BA

NEGREX UFF – Danielle Jacudi Pinheiro dos Santos/RJ

Negro Sou – Oiolanda Moreira da Costa/ES

NEPEAS UFG – Vânia Marra Passos/MG

NEPP-DH/UFRJ – Pedro Cláudio Cunca Brando Bocayuva Cunha/RJ

NEPP-DH/UFRJ – Pedro Cláudio Cunca Brando Bocayuva Cunha/RJ

Niketche: Transformando Realidades – Fernanda Lopes/SP

Núcleo Convivências – Valeria Broenn Mendes/RJ

Núcleo de Equidade de Raça, Gênero e Diversidades da ABENFISIO – Vera Rocha/SP

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFSCar – Andréia Silva/SP

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas/UFSM – Angela Souza/RS

Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gênero, Raça e Saúde/NEGRAS – Liliane de Jesus Bittencourt/BA

Núcleo de Mães Vítima de Violência – Deize Silva De Carvalho/RJ

Núcleo de Saúde da População Negra e Terreiros – Márcia Tânia Alves/SP

Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdades em Saúde – Universidade Estadual de Feira de Santana/BA

Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde e Sociedade (NUIPESS)/UFTM – Ailton de Souza Aragão/MG

Núcleo Negro de Pesquisa e Extensão/Campus Botucatu – Jacqueline Teixeira Caramori/SP

NUDES/UEFS – Anna Carolina Souza Silva/BA

NUPE – Botucatu/Núcleo Negro para Pesquisa e Extensão da UNESP – Pedro Monteiro da Rocha Ramos/SP

NUPE – Botucatu/Núcleo Negro para Pesquisa e Extensão da UNESP – Gabriel Henrique de Arruda Franco/SP

O Coletivo – Leiliane Antunes de Melo/RJ

OAB – Luciana Romana da Silva de Abreu/ES

OAB/ Comissão do Axé – Vivian Lessa de Freitas/RJ

Observatório da Branquitude – Thales Monteiro e Vieira/RJ

Observatório de Povos de Terreiro – Cynthia de Oyá/RJ

Observatório PIR Sorocaba – José Marcos de Oliveira/SP

Observatório Tuberculose Brasil – Carlos Basilia/RJ

Ocupação Psicanalítica – Lais de Oliveira Comini/MG

Ocupação Psicanalítica – Renally Xavier de Melo/PB

Odara – Instituto da Mulher Negra – Sophia Ayana dos Santos Moura/BA

Olimpia – Juliana Correa da Costa Rigolet/SP

OSAMI Cidade de Deus – Leonicia Justo de Jesus/RJ 

Padilhas – Denise Monteiro Pereira/RJ

Pastoral Afro-Brasileira e Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial/COMPIR – OSASCO/SP – Vera Lúcia Lopes/SP

Patrimônio e Etnicidade (empreendimento cultural) – Nila Rodrigues Barbosa/MG

Pela Ordem Primeiro Elas – Ana Paula Embaló/RJ

Pontão de Cultura LGBT+ – George Louis Paiva de Sosa/CE

POPE – Eloisa da Silva Pereira/RJ

Presidência do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Ceará/COEPIR – Lipe da Silva/CE

Pretas de Jorge – Simone Santos Silva/RJ

PROAFRO UERJ/Programa de Estudos e Debates dos Povos Africanos e Afro-americanos – Ana Paula Procópio da Silva/RJ

Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho FIOCRUZ-DF – Jorge Mesquita Huet Machado/DF

Programa Sim Eu Sou do Meio – Sirlene Melo Vicente/RJ

Projeto de Pesquisa e Extensão Egbé: Estudos, Pesquisas e Debates sobre a Saúde da População Negra – Cibele da Silva Henriques/RJ

Projeto Jose Semear – Maria de Fátima dos Santos Silva/RJ

Projeto Jose Semear – Maria de Fátima dos Santos Silva/RJ

Projeto Social Mais Saúde – Silviana Rodrigues de Paiva/RJ

PSCI – Haretha Marques Gutierrez/MG

PSI Cultural Vozes de Carolinas Vivas – Thais Fernanda Goncalves de Lima/SP

Psol – Vanderleia Reis de Assis/MG

Psol SP – Leila Firmino Gabriel/SP

PT Pernambuco – Manoel Aleixo Batista Neto/PE

PUC – Jamilly Brito Dias/Goiás

PUC/Pontifícia Universidade Católica – PET Saúde Equidade – Érika Lobato Santos/SP

PUD – Gloria Georgina Seddon/RJ

PUD – Silvia Helena Calmon da Costa Leite Bemfica/RJ

PUD/Psicanalistas Unidos pela Democracia – Branca Szafir/RJ 

Quilomba Nzinga’S LésBiTrans Brasil – Lívia Ferreira da Silva/BA

Quilombação – Dennis de Oliveira/Rede/SP

Quilombo de Bongaga Quilombá – Helen Cristini Telles dos Santos/RJ

Quilombo Dona Bilina – Leonidia Insfran de Oliveira Carvalho/ RJ

Quilombo Floresta – Magda Santiago da Silva/PE

Quilombo Mearim – Francisco Rubens Santos de Medeiros/CE

Quilombo Pai Joaquim de Angola – William dos Santos Velasco/RJ

Quilombo Santo Expedito – Maria Edilene do N. Silva/PE

Quilombo Ubuntu – Letícia Andrili Duarte/SP

Quilombo Urbano Mocambo – Maria Elaine Soares Rodrigues/RS

Quilombolas Estudantes do Curso de Licenciatura de Música da UFC – Adriele Coelho/CE

RBMC/Rede Brasileira de Mulheres Cientistas – RJ 

(Re)começar Espaço Interdisciplinar – Camila Araujo/RS

Rede Afro LGBT – Carlos Roberto Tomaz/PE

Rede Brasileira de População e Desenvolvimento – Richarlls Martins/RJ

Rede das Pretas – Eliane Helena Ferreira/RJ

Rede de Familiares Contra Violência do Estado – Glaucia dos Santos/RJ

Rede de Mães e Familiares Vítimas de Violência do Estado – Elisabete Farias de Oliveira/RJ

Rede de Mães e Familiares Vítimas do Terrorismo do Estado – Maria Dalva da Costa Correia da Silva/RJ

Rede de Mulheres Negras do Paraná – Lorena Amaral/PR

Rede de Mulheres Negras da Bahia – Joana Maria Leoncio Nunez/BA

Rede de Mulheres Negras de Alagoas – Vanda Maria Menezes Barbosa/AL

Rede de Mulheres Negras de MG – Marinete Souza de Mendonça/MG

Rede de Mulheres Negras de Pernambuco – Abigail Batista de Lima/PE

Rede de Mulheres Negras de Pernambuco – Daniele Braz da Silva/PE

Rede de Mulheres Negras de Pernambuco – Graça Elenice dos Santos Braga/PE

Rede de Mulheres Negras de Pernambuco – Josefa Izaura da Silva Gomes/PE

Rede de Mulheres Negras do Ceará – Luciana Lindenmeyer/CE

Rede de Mulheres Negras do Estado do Rio de Janeiro – Rosalia de Oliveira Lemos/RJ

Rede de Mulheres Negras para Soberania e Segurança Alimentar – Fernanda Bairros/RS

Rede de Mulheres Negras para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional/RedeSSAN – Maria Noelci Teixeira Homero/RS

Rede Feminista de Juristas/deFEMde – Raphaella Reis/SP

Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos/RFS – Ligia Aparecida Correa Cardieri/PR

Rede Mandacaru RN – Josimar Rocha Fernandes Tapuya Payakú/RN

Rede Mulheres Negras do Paraná – Alaerte Leandro Martins/PR

Rede Mulheres Negras do Paraná – Angela Sarneski/PR 

Rede Mulheres Negras do Paraná – Juliana Mittelbach, Enfermeira Mestre Sanitarista/PR

Rede Quilombola da Região Metropolitana de BH – Míriam Aprígio Pereira/MG

REDEH/Rede de Desenvolvimento Humano – Liliane Brum Ribeiro/RJ

REJUR/Rede de Humanização do Parto e Justiça Reprodutiva da Bahia – Ariane Teixeira de Santana/BA

REMA – Rede Transacional de Maternidades e Violências – Lucia Eilbaum/RJ

Rema/Rede de Matriz Africana – Lígia Maria da Silva Borges/SE

REMAR – Rede de Educadores Populares de Maricá – Estreliane Vidal Charles/RJ

REMNEGRA/Instituto Pedra Rara – Francisca Cardoso/MA

RENAFRO MA/Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde – Paulo Sérgio Pinto/MA

RENAFRO SP/Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileira e Saúde – Maria Cristina Silveira Prado Martins/SP

RENAFRO/Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde – Nilce Naira Nascimento/RJ

RJAT/Rede de Juventudes Afetadas pela TB – Brasil/DF

Roqueiros de Esquerda – Luciano Cicero Amaral dos Santos/RJ

RP – Júlio César Santos Barbosa/PE

Rural Pesca e Lazer HODE LUÃ Ltda – Antônia Regina Sessa da Silva/RJ 

SASERJ – Maria Aparecida Guerra Vicente/RJ

Secretaria de Estado da Saúde – Marcos Paulo Santana de Oliveira/AL

Secretaria de Saude – Melissa Martins Pina/DF

Secretaria de Saúde – Melissa Martins Pina/DF

Secretaria de Saúde de Ipojuca – Daniela Rodrigues da Silva/PE

Secretaria Estadual de Coordenação – Alessandra Paula de Andrade Luz/SP

Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro – Gisele Vasques Macedo/RJ

Secretaria Municipal de Saúde – Aline Vieira de Souza/RJ

Secretaria Municipal de Saúde/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – Ana Paula Celestino dos Santos/RJ

SEMSA/BAE – Lucas da Silva de Almeida/ AM

SENAC Tatuapé/Serra de Bragança – Andréia do Nascimento Teles de Andrade/SP

SENAC Tatuapé/Serra de Bragança – Diego Santiago Montandon/SP

SERGS – Ismael Miranda da Rosa/RS

Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores em Psicologia do Amazonas – João Lucas da Silva Ramos/AM

Sindicato de Assistentes Sociais de Alagoas – Teresa Cristina Carvalho dos Anjos/AL

SINDIENFERMEIROS – Andreia Santos da Silva/ES

SINDOMESTICO MA – Maria Isabel Castro Costa/MA

SINDSAÚDE BA – Ana Lúcia Dias/BA

SINDSEP SP – Luisa Ivana Almeida da Silva

SINTICOM – José da Silva Oliveira/Campinas e Região – SP

SISMUC – Edicleia Aparecida Farias/PR

SMS Rio de Janeiro – Simara Barreto Dias/RJ

SMS Salvador – Diego Espinheira da Costa Bomfim/BA

Sociedade Afro-brasileira Ìlé Àiyé Orishá Yemanjá – Sandrali de Campos Bueno/RS

Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade – Rita Helena Borret/RJ

Sociedade Brasileira de Psicanálise – Sandra R Moreira/SP

Soluções Urbanas – Bianca Oliver Sarmento/RJ

SOS Mulheres, Núcleo de Estudos de Gênero, Promotora Legal Popular – Cláudia Costa Guerra/MG

T.U.C.A/Terreiro Umbanda Cabinda de Angola – Ilê Asè Ojunsun Odé Bain – Carmen Déa Nogueira Dias/RJ

TaV – Vitor Oliveira da Silva Correa/RJ

TechMOV – Larissa Milhorance/RJ

Terreiro Amaze de Ouro – Fábio Castro de Oliveira/BA

Terreiro De Candomblé Bakise Bantu Kasanje – Márcia Lino Moreira/MG

Terreiro Nossa Senhora da Vitória – Pai Paulo Aruanda/MA

Terreiro Òbá Labí – Mãe Òbá/RJ

Terreiro Oba Labi/As Padilhas – Livia Camargo Cerqueira Baptista/RJ

Terreiros de matriz africana de Betim – Adriano Vieira da Silva/MG

Tjrj – Roberta Cristina Bastos Barreto/RJ

Todas Unidas – Penha da Silva Souza Xavier/RJ

UCSAL – Isael de Jesus Sena

UEFS – Elvia Cristina Silva Santos/BA

UEMS/Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Mauricio Macedo Vieira/MS

UENF – Maria Clareth Gonçalves Reis/RJ

UENF – Maria Clareth Gonçalves Reis/RJ

UERJ – André Monteiro Novaes/RJ

UERJ – Fabio Menezes da Silva/RJ

UERJ – Jorginete de Jesus Damião/RJ

UERJ – Rosani Teixeira da Silva/RJ

UFF – Paula Habib/RJ

UFF – Sheila Machado Dias/RJ

UFF/Universidade Federal Fluminense – Hayda Alves/RJ

UFF/Universidade Federal Fluminense – Román Eduardo Goldenzweig/RJ

UFMG/CEDEPLAR – Paula Miranda Ribeiro/MG

UFPA – Diully Siqueira Monteiro/PA

UFPA – Roseane Freitas Nicolau/PA

UFPB – José Artur Fragoso Feitosa/PB

UFPB – Omar David Moreno Cardenas/PB

UFRB – Maria da Conceição Costa Rivemales/BA

UFRB/Mestrado Profissional em Saúde da População Negra e Indígena – Diana Anunciação Santos/BA

UFRGS – Francyne da Silva Silva/RS

UFRGS/Harambee – Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde da População Negra – Fernanda Souza de Bairros/RS

UFRJ – Fernanda Barros dos Santos/RJ

UFRJ – Liana Albernaz de Melo Bastos/RJ

UFRJ/Laboratório de Estudos Africanos Integrado às Atividades e à Terapia Ocupacional/Iṣẹ́ – Marcia Cabral da Costa/RJ

UFSC – Francis Solange Vieira Tourinho/SC

UFSCar – Gustavo Nunes de Oliveira/SP

UFVJM – Ana Paula Nogueira Nunes/MG

UnB – Maria Eduarda Ferreira Almada/DF

UNDEKE/União Nacional das EKEDES – Sandra Lúcia Aleixo da Silva/RJ

UNEGRO MG – Maria Adelina Braz/MG

UNEGRO RJ – Ezaquiel Siqueira da Conceição/RJ

UNEGRO RJ – Franciane Figueiredo Antunes/RJ

UNEGRO RJ – Sônia Maria do Nascimento/RJ

União das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Itapecuru-Mirim-UNICQUITA – Hellen Jacqueline Pires Belfort Pereira/MA

UNIFEI – Eliane Matesco Cristovão/MG

UNIFESO – Teresópolis/RJ – Renata Lia Ferreira da Silva/RJ

UNIRIO – Elizabeth Sussekind/RJ

UNIRIO – Vanessa Santos do Canto/RJ

Universidade Estadual de Feira de Santana – Felipe Souza Dreger Nery/BA

Universidade Federal da Bahia – Marcos Vinícius Ribeiro de Araújo/BA

Universidade Federal da Paraíba – Jenyffer Raphaely Braz Miranda/PB

Universidade Federal de Pernambuco/Hospital das Clínicas UFPE – Isadora Serrano Vitoriano/PE

Universidade Federal do Ceará – Nicolas Gustavo Souza Costa/CE

Universidade Federal do Maranhão; Associação Nacional de Ação Indigenista (ANAÍ) – István van Deursen Varga/MA

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Carlos Alberto Santos de Paulo/BA

Universidade Federal do Rio de Janeiro – Daniela Alves Minuzzo/RJ

Universidade Federal Fluminense – Edson Teixeira da Silva Junior/RJ

Universidade Federal Fluminense – Luiz Albérico Araújo Montenegro/RJ

Universidade Federal Fluminense – Marilene Cabral do Nascimento/RJ

Universidade Federal Fluminense – Pedro Gebran Velloso Messias/RJ

Universidade Federal Fluminense – Renata Costa Moura/RJ

Universidade Federal Fluminense – Silvio Cezar de Souza Lima/RJ

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – Juliana Arruda/RJ

Vidas Negras com Deficiência Importam – Anderson Natanael de Lima Fagundes/RS

Women in Global Health Brazil/Mulheres na Saúde Global – Laurenice Pires/RJ

WSO/Organização Mundial do AVC – Rosane da Silva Alves Cunha/RJ

Xwè Acè Kposohun – Gayakú Iokolosy/PA

Ylê Ashé Navezuarina/FERMA/Comitê Gestor da Salvaguarda do Tambor de Crioulo – Ricardo André da Rocha/MA

Pessoas Físicas

Abelardo Rodrigues, Poeta – Ogam/SP

Ana Carolina de Souza Freitas/RJ

Ana Cláudia Manhães/RJ

Ana Lucia Garbin/SP

Ana Lúcia/RJ

Ana Maria Borges de Sousa – Professora Aposentada/SC

Ana Raquel Cardoso Feijão/CE

Ana Rosa Lima Santos – Quilombola e estudante/CE

Ana Sophia da Silva Santos/CE

Analu Pontes/RJ

Andrea Moreira Chagas/RJ

Antônia Manuela Gonçalves Cézar de Lima/PE

Aparecida Maria Pereira/GO

Barbara Rossi de Sousa/ES

Beatriz de Andrade Silva 

Carlos Eduardo Ribeiro da Silva Filho/PE

Caroline Dantas Silva/RJ

Cecília Alves Correia/RS

Cibele Graciano Coelho Sampaio

Cláudia Prado da Rosa/SC

Crislaine Dos Santos Machado Pignatara/RJ

Dália Maria Santos de Oliveira/SP

Dárdara Eliza Silva Santos – Quilombola/MG

Dhebora Cardoso Andrade/MG

Ecicler Galvão Moreira – Quilombola/CE

Eliane Steyka/RJ

Elisângela Lobato dos Santos/PA

Elizabete Alves de Oliveira/SP

Emerson de Oliveira Santana – Artista/GO

Endrigo/SP

Etienne Silva Madureira/RJ

Francisco de Assis Severo Lima/CE

Gibson de Castro Santos/RJ

Gisele Cristina Rios dos Reis/RJ

Gisele Martins Gomes/RS 

Ighor Galindo Amâncio/SE

IMS UERJ – Sophia Rosa Benedito/RJ

Ingrid Maria da Costa/RJ

Isabelli Cristina de Oliveira Ribeiro/SP

Izabel Cristina da Silva Gama/RJ

Jackeline Gonçalves Santos – Santos/SP

Jasefa Raimunda Forneço/CE

Juan Alves Fernandes – Estudante Quilombola/CE

Juliana Conceicao de Andrade/SP

Jurema Werneck – Ex-Conselheira Nacional de Saúde/RJ

Katiana dos Santos Teléfora/RJ 

Kelvy Coelho Freitas – Quilombola/CE

Kenya de Fátima Oliveira/MG

Loide Ribeiro Mesquita de Oliveira/RJ

Luana Carolaine da Silva Feijó/PE

Lucinda Fábia Conceição Lemes da Costa/SP

Luma Eduarda Cerqueira de Jesus/BA

Maicon Nunes – Conselheiro Nacional de Saúde/SP 

Márcia Gabriela Rodrigues de Lima/RS

Maria Beatriz Amado Sette/SP

Maria do Socorro de Souza – Quilombola/CE

Maria Inês da Silva Barbosa/BA

Mariana Teixeira Gonçalves/RJ

Marilza Sampaio Aguilar/RJ

Marinalva Maria Ribeiro da Silva 

Maryjane da Conceição Cruz/MA

Meiry Marcia M Santos/RJ

Milena Cassal Pereira/RS

Míriam Balestro – Promotora de Justiça aposentada/RS

Nalisson Emanuel Santos Silva/PB

Natália Gomes Vicente/MG

Neon Cunha/SP

Olga Teixeira de Almeida/RJ

Onizia Natali da Silva Azevedo/RJ

Rafaela de Lima Medeiros/PE

Raquel Hack da Rosa/RS

Rayssa Rillary Moura de Lima – Estudante Quilombola/CE

Rosana dos Santos Corrêa/RJ

Rosilda dos Santos/PB

Sabrina Maria Soares de Castro – Estudante Quilombola/CE

Sandra Maria do Nascimento/RJ 

Sebastião Francisco da Silva – Quilombola/CE

Siele Pereira da Silva de Oliveira/ES

Sonia Lourdes Manholer/SP

Soraya Oliveira/RJ

Stella de Castro Peres/RJ

Sthefani Luane Morais de Melo Batista/SP

Thais de Almeida Morgado/RJ

Ubirajara de Melo/RJ

Vanessa Leal dos Santos – graduanda da UNIFESSPA/PA

Vera Aparecida Valente da Silva/SP

Verenna Pereira Ribeiro/RJ

Viviane Carneiro Rodrigues/PE

240