28/06/2024
Criola e Fórum Paulista de Saúde da População Negra convidam para Oficina de Controle Social das Políticas Públicas de Saúde
Um ano após a Conferência Nacional Livre de Saúde da População Negra, atividade convoca público do SUS e demais atores que defendem o direito à saúde da população negra para revisitar estratégias
Para além das determinações sociais que impactam a saúde, entre elas, o racismo e a desigualdade de gênero, os desafios da saúde pública no Brasil atravessam o funcionamento do sistema de uma forma geral. Sendo um princípio constitucional, o controle social é também um dos princípios do SUS, tal como indica as Leis 8.080 e 8.142 de 1990, frutos da reforma sanitária.
O Estado braslieiro contou ao longo dos anos com o envolvimento da sociedade representada por lideranças, oriundas de diferentes segmentos, na organização do SUS, que é originalmente tripartite – ou seja, formado por usuários, trabalhadores e gestores do sistema – que atuam em diferentes áreas, territórios e instâncias. Somam-se a isso, os mecanismos de controle social e a forma como eles são operados, seus limites, desafios, avanços e análises.
Para aprofundar esse debate, no próximo dia 2 de julho, Criola realizará, em parceria com o Fórum Paulista de Saúde da População Negra, a Oficina de Controle Social das Políticas de Saúde. Exatamente um ano depois da Conferência Nacional Livre de Saúde da População Negra, a oficina é direcionada aos usuários e usuárias do SUS, e os demais atores que agem em defesa do direito à saúde da população negra.
A atividade acontecerá às 19h, via Zoom (o link para acesso será enviado para todas as pessoas inscritas no dia do encontro). Se necessitar de maiores informações, escreva para articulacaospn@gmail.com.
Venha construir um futuro de mais saúde com a gente!