21/09/2023

Criola lança informes “Democracia na Prática!” 

Ao longo dos últimos anos, sistemáticos ataques à democracia e aos direitos humanos, com restrição ao diálogo e à participação cidadã, foram acompanhados pela sociedade brasileira. Manobras legislativas foram utilizadas para enfraquecer espaços de debate, implementação e fiscalização de políticas públicas no país.  Esse desmonte afetou diretamente a vida dos mais vulneráveis, especialmente as mulheres negras cis e trans. Criola, desde 2021, vem monitorando o fechamento de espaços cívicos e, a partir do mês de setembro, lança uma série de informes que analisam o cenário brasileiro e o impacto na vida desse grupo.  

O primeiro informe “Democracia na Prática!”, com um panorama geral da conjuntura e informações sobre as ações, foi lançado no dia 15 de setembro para convidados e agora está disponível para todes!  

No total, serão quatro informes, todos a serem lançados entre setembro e outubro em evento aberto aos interessados. O objetivo do documento é ampliar as capacidades das organizações de mulheres negras cis e trans para o enfrentamento do racismo patriarcal cisheteronormativo, além de alimentar o debate sobre o trabalhoso caminho para alcançarmos maior participação política de mulheres negras no espaço cívico em nosso país.  

Os lançamentos dos próximos informes da série, que conta com o apoio de Raça & Igualdade, acontecerão em eventos on-line aberto aos interessades. Os temas para os próximos informes são:  

A situação das Defensoras dos Direitos Humanos

Direitos Sexuais e Reprodutivos

Violência contra a População Negra

6