Assine nossa Newsletter
Acompanhe nosso trabalho
Todos os dias vemos notícias de pessoas discriminadas em razão da raça, cor, etnia, religião ou origem, inclusive nos meios digitais.
Isso também é RACISMO e racismo é CRIME!
Procure a delegacia de polícia mais próxima e denuncie! Veja abaixo como fazer isso:
Se você sofrer racismo ou ver alguém sofrendo racismo, ligue 190 e acione a Polícia Militar. Ela deve ser chamada para impedir e conter os/as/es agressores e conduzi-los/as à delegacia mais próxima do local onde ocorreu o crime, ou para a delegacia especializada.
Se a agressão partir da própria Polícia Militar, busque identificar os oficiais, quando possível, e procure a Corregedoria da Polícia Militar.
Caso não possa ou consiga chamar a polícia na hora, registre o ocorrido (em áudio ou por escrito). Busque identificar:
Quando a violência ocorrer na internet, por e-mail ou nas redes sociais, salve a mensagem ou o link da publicação e faça um registro da tela do celular ou computador (foto ou print screen) da publicação e do perfil utilizado pela pessoa que te agrediu.
Utilize essas informações, vá à delegacia para registrar o crime. Em algumas cidades, existem delegacias de crimes cibernéticos e delegacia de crimes raciais. Você pode ir a uma delas ou a delegacia mais próxima. Não esqueça de solicitar uma cópia do Registro de Ocorrências, após o atendimento na delegacia.
Se a delegacia mais próxima de sua casa, ou a única da sua cidade, não demonstrar interesse ou se recusar a registrar a ocorrência, peça o registro de um termo circunstanciado. Em posse dele, procure o Ministério Público ou a Defensoria Pública.
Se o seu município contar com uma delegacia especializada em crimes raciais e intolerância, prefira registrar a ocorrência lá. Você também pode procurar as Delegacias de Atendimento à Mulher (DEAM) da sua região, a Defensoria Pública ou a delegacia mais próxima da sua casa ou de onde aconteceu o fato.
Se você estiver no Rio de Janeiro, você pode ir até a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DECRADI) que fica na Rua do Lavradio, 155, Lapa. Rio de Janeiro/RJ. Telefone: (21) 2333-3509
Você também pode ligar:
DISQUE 100 ou DISQUE 180
Se você preferir, pode registrar sua denúncia virtualmente. Veja abaixo algumas opções: