22/05/2017

Criola Publicações

CRIOLA fortalece e instrumentaliza mulheres, adolescentes e meninas negras para a reivindicação e exercício pleno de seus direitos.

Veja nossa linha de publicações construída para facilitar o acesso a reflexões sobre os temas de interesse.

  • Mulheres Negras. Um olhar sobre as lutas sociais e as políticas públicas no Brasil
    Organizada por Jurema Werneck, a publicação completa está disponível para download e traz artigos de Lúcia Xavier, Nilma Bentes, Maria Aparecida de Assis Patroclo, Julia Zanetti, Monica Sacramento, Fernanda Lopes e de Jurema Werneck.
  • Participação e Controle Social para Equidade em Saúde da População Negra
    O manual traz um passo a passo para que organizações negras e, em particular, de mulheres negras, promovam a continuidade da qualificação de seus quadros profissionais, aumentando, assim, sua capacidade de intervenção. O conteúdo destaca a importância da atuação consistente e para o desenvolvimento de mecanismos permanentes de negociação, monitoramento e avaliação. A coleção é composta por mais três publicações: Políticas Públicas para as Mulheres Negras, Saúde da População Negra e Políticas públicas contra o Racismo.

    Políticas Públicas para as Mulheres Negras
    Saúde da População Negra
    Políticas públicas contra o Racismo

  • Tambor de CRIOLA
    Criado em 1992, o Tambor de Criola é uma das primeiras publicações de Criola. O boletim era editado duas vezes no ano, com uma tiragem de 2000 exemplares.

  • Boletim Toques
    Voltado para a disseminação de informações sobre saúde para mulheres e adolescentes negras, principalmente no que se refere à prevenção de DST/AIDS. Inicialmente, o boletim foi editado artesanalmente, através de xerox, com tiragem de no mínimo 500 exemplares. A partir de 1997, a publicação passou a ser construída por um processo que trazia um monitoramento que mulheres faziam sobre sua organização. Também foi em 97, que passou a receber financiamento do Ministério da Saúde, aumentando sua tiragem para 2.000 mil exemplares. Com financiamento da Public Welfare Foundation, o boletim chegou a ter tem uma tiragem de 5.000 exemplares e periodicidade bimestral.

    2010
    O orçamento público e você

    2009
    IIº Plano Nacional de Políticas para Mulheres
    Racismo
    Violência contra mulheres

    2005
    Domésticas
    Marcha Zumbi
    Violência

    2004
    SUS
    Tanta Raça

    2003
    Abolição
    Aborto
    Mortalidade

    2002
    Aids
    Câncer de Mama
    Diabetes
    Esperança
    Anemia Falciforme
    Gravidez
    Saúde de Jovens

    2001
    Violência

  • Cartilha Toques – Adolescentes
    Material de apoio ao trabalho de prevenção de DST/AIDS entre adolescentes negras. É um conjunto de quatro cartilhas com informações e técnicas de trabalho.

  • Cartilha Toques – Mulheres
    Material de apoio ao trabalho de prevenção de DST/AIDS entre mulheres. Apresenta técnicas de trabalho em grupo, informações sobre HIV/AIDS, gênero e raça e serviços de apoio.

  • Oro Obinrin/ Palavra de Mulher
    Lançado em 20 de Novembro de 1998, o livro é o resultado do “Lélia González – I Prêmio Literário e Ensaístico sobre a Condição Feminina Negra”. Seus objetivos são: tornar visível a produção literária e ensaística das mulheres negras e valorizar a literatura em que a mulher negra seja sujeito e objeto de sua própria escritura. O material teve a participação de oito escritoras de vários estados do país.

  • O Livro da Saúde das Mulheres Negras: nossos passos vêm de longe
    Livro fruto de uma parceria entre Criola, Global Exchange e Pallas Editora. Traz artigos, entrevistas, poesias, depoimentos e outras peças produzidas por e sobre mulheres negras. Participaram 40 autoras brasileiras e norte-americanas. Todos os textos são ligados ao tema da saúde, um convite a uma reflexão sobre o papel das mulheres negras no campo do pensar e agir em saúde.

  • Boletim Entre Nós
    Voltado especificamente para o público de mulheres negras lésbicas. Foi editado e distribuído artesanalmente, contendo as histórias de Over e dicas de direitos, de forma pessoal, mão à mão. A tiragem inicial foi de 100 exemplares, que foram distribuídos nas atividades de Criola, em bares ou outras atividades voltadas para este público.

  • Boletim Outros Toques
    Voltada para as adolescentes negras para oferecer informações sobre o que está acontecendo em Criola e outras atividades de interesse das adolescentes negras integradas à instituição.

  • Toques de Saúde
    Desenvolvida em 2003 pelo Projeto Jovens na Prevenção da Rede AIDSINFORMAÇÃO Criola, a cartilha Toques de Saúde é resultado um trabalho informativo e educativo em saúde e prevenção às DSTs/AIDS para adolescentes. Teve o apoio da Interchurch Organization for Development Co-Operationa (ICCO).

  • Desigualdade Racial em Números 1 e 2
    Produzida em 2003, com apoio da Fundação Heinrich Boll, a coletânea reúne indicadores das desigualdades raciais e de gênero no Brasil. O material foi elaborado com intenção de servir de subsídio para inserção da luta antirracista nas ações de organizações públicas e privadas, agências de cooperação, gestores de políticas etc. Foi lançada durante o seminário “Alternativas para a Superação das Desigualdades Raciais”.