19/05/2017

POR SUA CAUSA

Por sua Causa! Jovens e mulheres trans negras. Promovendo o autocuidado, autodefesa e segurança de ativistas negras.

Área de atuação:
Fortalecimento das Mulheres Negras. 


Criola tem promovido com o apoio do ELAS Fundo de Investimento Social o projeto Por Sua Causa! cujo objetivo é contribuir para a formação de uma rede informal que englobe mulheres negras (cis e trans) ativistas de diversas faixas etárias. A proposta é que o grupo atue de forma multiplicadora, aprendendo, ensinando e promovendo o autocuidado, a autodefesa e a segurança tanto do próprio grupo, quanto de outras mulheres negras.

Essa ação também conta com um conjunto de videoaulas, disponíveis no Curso Mulheres Negras Ensinando e Aprendendo, disponível na plataforma Multiversidade Criola.

Por Sua Causa! tem como público central as ativistas que residem no Rio de Janeiro e que possuem diversas inserções e formas de atuar no enfrentamento ao racismo e ao sexismo. Em uma conjuntura tão adversa quanto a que atuam, o projeto propõe a sensibilização e reflexão sobre os impactos do racismo e sexismo sobre suas atuações políticas, com especial atenção para o autocuidado e sobre as práticas de segurança, fomentando a formação e o intercâmbio intergeracional de experiências.

Realização: janeiro a outubro de 2019.