09/08/2023

Lúcia Xavier é finalista do Prêmio Inspiradoras 2023 – dê seu voto!

No mês em que a Lei Maria da Penha – reconhecida pela ONU como uma das mais avançadas do planeta no tema – completa 17 anos, ainda vemos a luta diária de dezenas de mulheres para que a justiça seja cumprida e a violência contra mulheres seja eliminada. Seja por meio de projetos, ação direta nas comunidades ou em espaços de debate internacional, há aquelas que sempre estão em busca de um país mais justo para meninas e mulheres. Um desses nomes é Lúcia Xavier, coordenadora geral de Criola, uma das finalistas ao Prêmio Inspiradoras 2023 na categoria Justiça para Mulheres.

A indicação de Lúcia se dá pela sua história de ativismo, especialmente pela formação de lideranças para a atuação na luta contra violência e racismo, e pela luta da eliminação do racismo no sistema de justiça. Ao lado dela, disputam a premiação: Sibele Lemos, atua pela revogação da Lei da Alienação Parental, e Valérica Scarance, promotora que criou uma cartilha para orientar meninas e mulheres sobre as características de namoros abusivos e violentos. A votação acontece até o dia 28 de agosto no site do Universa, e você pode votar neste link quantas vezes quiser.

Quatro décadas de ação

A história de Lúcia com o ativismo começa cedo. De uma família de trabalhadoras domésticas, aprendeu ainda criança que sua cor e gênero implicavam em, necessariamente, ter um posicionamento de luta por direitos nesta sociedade. Aos 18, já participava de ações culturais e políticas relacionadas ao enfrentamento do racismo. Mais tarde, passou a se dedicar ao trabalho com mulheres e meninas negras e crianças em situação de rua. Em 1992, ajudou a fundar Criola. Desde então, atua na organização que tem como missão instrumentalizar as mulheres negras – jovens e adultas, cis e trans – para o enfrentamento ao racismo, sexismo, lesbofobia e transfobia, além de atuar nos espaços públicos, na defesa e ampliação dos seus direitos, da democracia, da justiça e pelo Bem Viver.

Como coordenadora geral de Criola, em 2022, esteve à frente do projeto que pretende construir um sistema de justiça livre de racismo. Dentro das ações do projeto, organizou a Agenda Antirracista para Transformação do Sistema de Justiça, documento construído coletivamente com organizações de defesa dos direitos humanos e de mulheres negras que traz soluções políticas e recomendações para construir uma outra narrativa sobre as reformas do sistema de justiça; um espaço virtual de debate sobre as causas e consequências das práticas racistas que operam no sistema de justiça, e como transformá-lo; além de lançar o livro Racismo, Violência e Estado: Três faces, uma única estrutura de dominação articulada – abordagem conceitual.

Ainda em 2022, foi convidada para discursar sobre a violência racial no Brasil e a vulnerabilidade de mulheres negras no Conselho dos Direitos Humanos da ONU. Conheça mais sobre a história de Lúcia no perfil das finalistas do Prêmio.

Confira abaixo a participação de Lúcia na live de lançamento da coletânea Racismo Institucional e o Sistema de Justiça, realizada em parceria com Fórum Justiça e Defensoria Pública do RJ.

Clique aqui para votar em Lúcia Xavier.

É possível votar mais de uma vez!

Sobre o Prêmio Inspiradoras


O Prêmio Inspiradoras é uma iniciativa de Universa e Instituto Avon, que tem como missão descobrir, reconhecer e dar maior visibilidade a mulheres que se destacam na luta para transformar a vida das brasileiras. O foco está nas seguintes causas: enfrentamento às violências contra mulheres e meninas e ao câncer de mama, incentivo ao avanço científico e à promoção da equidade de gênero, do empoderamento econômico e da cidadania feminina. A votação segue até o dia 28 de agosto e você pode votar quantas vezes quiser.

De Criola, com informações do UOL/Universa.

Imagem: Mariana Pekin/UOL

0