03/03/2022
Abertas inscrições para o XVI Curso de Atualização “A Teoria e as Questões Políticas da Diáspora Negra nas Améfricas”
Estão abertas as inscrições para o XVI Curso de Atualização “A Teoria e as Questões Políticas da Diáspora Negra nas Améfricas”. A formação é gratuita e será realizada novamente em formato virtual, com aulas de segunda a sábado, das 10h às 17h, no período de 22 de julho a 30 de julho. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março.
Acesse o edital do curso aqui.
Entre as novidades estão a ampliação no número de participantes – este ano serão disponibilizadas 30 vagas -, e a atualização do nome do curso para “A Teoria e as Questões Políticas da Diáspora Negra nas Améfricas”, e não mais Américas. A alteração tem por referência Lélia Gonzalez, que criou o termo Amefricanidade no fim da década de 1980 para referir-se à construção cultural a partir da cultura ameríndia e africana, e não mais latina, já que este é um termo adotado pelo colonizador como uma forma de apagamento dessas identidades.
Para Lúcia Xavier, coordenadora geral de Criola e uma das responsáveis pelo curso, esta mudança está intrinsecamente ligada às bases do curso. “Améfrica amplia o olhar sobre os sistemas de dominação colonialista e racista”, explica.
O objetivo do curso, que já formou mais 300 pessoas, é oferecer formação acadêmica e intelectual de alto nível a ativistas, estudantes e intelectuais de todo o país interessades na área de Estudos da Diáspora Africana, a partir das análises críticas produzidas pelo feminismo negro no Brasil e em outras comunidades da Diáspora Africana, em especial nos Estados Unidos.
A atividade é uma inciativa de Criola, por meio do programa MultiVersidade, do Departamento de Antropologia da Universidade da Califórnia – Riverside e do Departamento de Direito/Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente (NIREMA) da Pontifícia Universidade Católica-Rio.