20/09/2017

CRIOLA convida 25 anos de luta!

Para comemorar seus 25 anos, Criola vai realizar, no dia 25 de setembro, um seminário “25 Anos de Luta”. As atividades serão no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ) e vão acontecer das 9h às 21h. É com muita alegria que comemoramos essa data. É m percurso muito estimulante e também muito desafiador. Criola é uma organização não-governamental criada e liderada por mulheres negras, que atua nas seguintes áreas: Justiça e Direitos Humanos, Saúde, Memória e Reconhecimento, Arte/Empreendedorismo e Trabalho; Formação e Difusão do Pensamento de Mulheres Negras.

Nestes 25 anos Criola atuou também para criação e desenvolvimento de novas tecnologias e fazeres que contribuam e fortaleçam a luta política de mulheres negras; produção de conhecimento qualificado e formação sobre/para as mulheres negras; formação de lideranças negras, mobilização e realização de ações políticas sobre setores da sociedade, governos e demais instâncias políticas pela efetivação de direitos, em particular: direito à saúde, acesso à justiça, equidade de gênero, raça e orientação sexual. O exercício de celebrar as atividades que executamos ao longo desses 25 anos e as pessoas com quem pudemos contar nesta trajetória nos apresenta um grande desafio que é o de pensar também o nosso futuro.

Ao mesmo tempo em que avaliamos positivamente as atividades que pudemos propor até aqui, sabemos que ainda há muito por fazer. Nesse sentido, nos atentamos para pensar as dinâmicas que possam nos conduzir ao longo dos próximos anos. Deste modo, cientes da necessidade de dimensões propositivas e transformadoras e, ao mesmo tempo, comemorando o percurso que fizemos até aqui, realizaremos um seminário estruturado em quatro eixos com o objetivo de dar visibilidade às questões raciais e promover discussões sobre o enfrentamento ao racismo, especialmente no que concerne às mulheres negras.

0