Mãe Iara D’Oxum
Abrindo a série “Negras na História”, uma iniciativa da ONG CRIOLA em parceria com o projeto Wikimedia que dedica-se a disseminar conhecimento livre e antirracista produzido por mulheres negras, conheça a trajetória da líder religiosa Mãe Iara D’Oxum.
Iaraci Santos Brito, mais conhecida como Mãe Iara de Oxum, nasceu em Salinas de Margarida, na Bahia em 1966.
Fundadora do terreiro Ilê T’omí Kíosísè Ayó, localizado em Cajazeiras XI , Salvador, é uma das grandes lideranças do Candomblé no estado e dedica sua vida à preservação das tradições de matriz africana e à defesa da dignidade dos povos de terreiro.
Sua trajetória transforma o axé em ação coletiva e é através da Associação Pássaros das Águas que reúne dezenas de casas de santo, que Mãe Iara desenvolve diversos trabalhos sociais, educacionais e culturais voltadas à comunidade como: projetos de autoestima para adolescentes, reformas de terreiros, manifestações culturais nos espaços públicos e o cuidado com a preservação de locais sagrados na cidade. Um desses locais é a chamada Pedra de Xangô, monumento sagrado da religião afro-brasileira tombado como Patrimônio cultural pela Fundação Gregório de Matos, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador em 2017.
Há 16 anos, Mãe Iara lidera o evento “Caminhada da Pedra de Xangô” que acontece no segundo domingo de fevereiro e reforça a ancestralidade, a resistência do povo negro e a importância do orixá.
“Seguindo a tradição da sua cultura e também com muita gratidão pela cura de seu filho, Mãe Iara resolve juntar suas forças juntar, a sua comunidade, os terreiros locais, as pessoas que tinham força, poderes, em diversos aspectos diferentes pra se unir com ela e criar a “1° Caminhada da Pedra de Xangô”.”
(Rool Cerqueira – nano influenciadxr de Negras na História)
Além do papel de Ialorixá, ela é guardiã da memória e da espiritualidade combatendo o racismo e a intolerância religiosa ensinando que fé, cultura e justiça caminham lado a lado na construção de um Brasil mais igual.
Reconhecê-la é reafirmar o papel das mulheres negras de terreiros como protagonistas, tanto no âmbito espiritual como nas demandas por valores culturais e manutenção da identidade do seu povo.
Confira na íntegra sobre a sua história no vídeo abaixo contada por Rool Cerqueira, nano influenciadxr e acompanhe mais no canal do Youtube.
Mãe Iara D'Oxum / reprodução: site Alma Preta


