Elaine Alves e Beatriz Souza

2024
Salvador, Bahia

Atualizado em 22/12/2025

A juventude negra feminina propõe novas narrativas nas áreas de educação, direitos humanos e comunicação que fortalecem a população como um todo. São detentoras de saberes e produtoras de tecnologias que contribuem diretamente para a construção do Bem Viver.

Beatriz Souza é uma jovem mulher negra soteropolitana, estudante de Artes na Universidade Federal da Bahia, cuja trajetória expressa a força do ativismo feminista negro enraizado na ancestralidade e no compromisso com a transformação social. Atualmente, atua como articuladora do Núcleo de Juventudes do Instituto Odara acompanhando projetos e iniciativas que potencializam as vozes de jovens negras em diferentes territórios do Brasil e da América Latina.

Ela representa as mulheres negras da atualidade que por meio da coletividade, da educação e da comunicação seguem transformando realidades e ampliando horizontes para as gerações futuras.

Confira mais detalhes desta história contada por Elaine Alves no vídeo abaixo do canal Youtube de Criola e acesse o conteúdo Glam na página de WikiCriola .
Vamos redefinir as trajetórias de mulheres negras de todo o Brasil !

“E a forma que o seu trabalho atravessa a vida daquelas e de tantas outras jovens foi um momento necessário para que ela pudesse entender que ser ativista social era sua missão.”

O projeto “Negras na História” é uma iniciativa da Ong Criola em parceria com a Fundação Wikimedia que visa fortalecer e ampliar a voz de mulheres negras cis e trans no campo das novas tecnologias e do conhecimento antirracista sob as licenças de Creative Commons.

Acesse o glam

Elaine Alves / Reprodução pessoal