Andressa Batista e Thiffany Odara

2024
Salvador, Bahia

Atualizado em 24/12/2025

Pedagoga e educadora social, Thiffany Odara desenvolve uma prática educativa comprometida com a transformação social. Especialista em gênero, raça, sexualidade e etnia, ela formula e defende a “Pedagogia da Desobediência” propondo caminhos para o protagonismo de sujeitos historicamente marginalizados e para o enfrentamento das estruturas coloniais.

Sua atuação articula educação, política e ancestralidade a partir da experiência vivida nos territórios de Salvador e da Região Metropolitana enfrentando o racismo, a transfobia e os processos de apagamento. Como Ialorixá do terreiro Oyá Matamba de Kakurucá ,ela também reafirma o papel das mulheres negras na preservação das tradições ancestrais.

Conheça mais desta história contada por Andressa Batista no vídeo abaixo do canal Youtube de Criola e acessando o conteúdo Glam na página de WikiCriola .
Vamos redefinir as trajetórias de mulheres negras de todo o Brasil !

“Como uma mulher trans, negra e ativista incansável, ela luta diariamente pela sobrevivência, não só de si mesma, mas de toda uma comunidade. Sua força e resiliência são inspiradoras e me lembra constantemente do poder, da persistência e da resistência.”

O projeto “Negras na História” é uma iniciativa da Ong Criola em parceria com a Fundação Wikimedia que visa fortalecer e ampliar a voz de mulheres negras cis e trans no campo das novas tecnologias e do conhecimento antirracista sob as licenças de Creative Commons.

Acesse o glam

Andressa Batista / Reprodução pessoal