26/05/2023

Dia Nacional de Combate à Mortalidade Materna evidencia persistência do racismo no Brasil

Pandemia de Covid-19 ampliou número desse tipo de morte evitável no Brasil, e gestantes negras estão entre as principais vítimas. Confira no artigo inédito de Criola.

Mais uma vez, chegamos a um 28 de maio com a urgência de reforçar uma tragédia brasileira. O Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna ainda nos lembra que o Estado brasileiro pouco se moveu para prevenir as mortes de gestantes ou puérperas até 42 dias após o parto.

A pandemia de Covid-19 só fez piorar esse cenário. O número de mortes maternas aumentou 77% entre 2019 e 2021. Foram 2.796 mortes em 2001 contra 1.576 mortes em 2019.

Assim, a razão de mortalidade materna saltou de 55.31 a cada 100 mil nascidos vivos (2019) para a 107.53 mortes a cada 100 mil nascidos vivos (2021), segundo dados do Observatório Obstétrico Brasileiro.  Assim, retrocedemos a patamares da década de 1990.

Criola, ao longo de suas três décadas de trajetória, afirma que o olhar étnico racial para o problema é fundamental e não pode mais ser ignorado pela sociedade. Historicamente, os dados mostram que o racismo influencia diretamente esse tipo de morte, que poderia ser evitável. Mulheres negras e homens trans, que têm a pior qualidade de atenção primária de saúde no país, são maioria entre as vítimas do problema.

Por que a pandemia agravou a morte materna de mulheres negras?

Como mostrou o estudo do IEPS, a pandemia interrompeu serviços essenciais de saúde, incluindo saúde sexual, reprodutiva, materna, neonatal, infantil e adolescente. Com isso, também aumentaram as desigualdades no acesso ao pré-natal e cuidados no parto, bem como nos casos de gravidez na adolescência.

A própria Covid-19 foi uma das principais responsáveis pelos registros de morte de gestantes e puérperas no ano de 2021. A pesquisa “Impacto Desproporcional da Covid-19 entre Gestantes e Puérperas no Brasil”, da Fiocruz (2020), apontou que grávidas brancas tinham perto de 9% de risco de morrer no parto, enquanto que, para as pretas, o percentual foi de 17%, quase o dobro.

As medidas de prevenção ao contágio também não surtiram efeito para mulheres negras grávidas, que não foram imediatamente afastadas do trabalho. Esse grupo demorou a receber informações precisas sobre o agravo da doença e tiveram menos acesso à vacina.

A Justiça Reprodutiva, conceito desenvolvido pelo movimento de mulheres negras, procura explicar como a justiça social é determinante no acesso a direitos sexuais e reprodutivos. A distância da unidade de saúde, a falta de transporte para deslocamento, a insegurança alimentar, a falta de acesso à água e saneamento e a violência de Estado são exemplos dos diversos atravessamentos que interferem na garantia do acesso à saúde e aos demais direitos humanos sexuais e reprodutivos.

Como afirma a pesquisadora Emanuelle F. Góes no artigo da Revista da Abrasco de 2022, a população negra acumula mais doenças crônicas, em decorrência da precarização das suas condições de vida, moradias adensadas, ausência de saneamento, bairros com equipamentos públicos sociais insuficientes e inadequados, um espelho das regiões segregadas”.

O trabalho também destaca que mulheres negras têm menos consultas de pré-natal, peregrinam mais na hora do parto, realizam abortos inseguros e são submetidas a procedimentos sem anestesia.

Criola seguirá denunciando a precariedade das condições de saúde dessas pessoas e lembrando que o Brasil precisa ampliar todos os esforços para alcançar a meta assumida por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). O que pode ser feito, emergencialmente, para o país reduzir, até 2030, a razão de mortalidade materna para no máximo 30 mortes a cada 100 mil nascidos vivos?

Saiba mais

Participe da campanha #SaúdedaMulherNegra deixando seu depoimento para a pergunta: O que significa uma vida com saúde?

Acesse o Dossiê Mulheres Negras e Justiça Reprodutiva, publicado por Criola em 2021.

0