Andreia Ribeiro e Chef Carmona
“Sozinha, a gente cresce, mas juntas, vamos muito mais longe.”
Andreia Ribeiro apresenta a história de Cissa Carmona, mais conhecida como Chef Carmona que possui uma abordagem culinária onde mistura afeto e ancestralidade e cria pratos ecléticos que refletem sua visão única e talento na gastronomia. Moradora de Pium, bairro de Parnamirim, no Rio Grande do Norte, construiu sua história a partir do trabalho informal, vendendo alimentos nas ruas de sua comunidade até expandir para o Carmona Bistrô & Coxinharia.
Sua caminhada como empreendedora foi marcada por desafios, recomeços e resistência. A partir de um cardápio acessível e diverso pensado para acolher pessoas com diferentes restrições alimentares e realidades sociais, ela transformou a culinária em ferramenta de cuidado e igualdade. O crescimento do restaurante reflete não apenas sucesso comercial, mas a força de uma mulher negra que reivindica seu direito de existir e prosperar em espaços historicamente elitizados.
Inspirada pelo princípio da coletividade e pelo compromisso com a reparação social, Chef Carmona é também liderança do Coletivo das Pretas, iniciativa que fortalece mulheres negras empreendedoras em situação de vulnerabilidade, oferecendo visibilidade, troca de saberes e rede de apoio.
Confira mais detalhes desta história no vídeo abaixo do canal Youtube de Criola e acesse o conteúdo Glam na página de WikiCriola .
Vamos redefinir as trajetórias de mulheres negras de todo o Brasil !
“Não, ela colocou no dia a dia do seu cardápio produtos de outras pessoas. Isso é o princípio de Ubuntu, isso é ancestralidade, isso é mostrar que a gente realmente pensa no próximo, não é só uma figura de linguagem. É fazer a ação de equidade, é fazer a ação de reparação, é fazer essa força feminina que a gente tanto fala, mas às vezes a gente não consegue se comprometer.”
O projeto “Negras na História” é uma iniciativa da Ong Criola em parceria com a Fundação Wikimedia que visa fortalecer e ampliar a voz de mulheres negras cis e trans no campo das novas tecnologias e do conhecimento antirracista sob as licenças de Creative Commons.
Andreia Ribeiro / Reprodução pessoal


