Cátia Úrsula Casimiro
Valorizar a cultura afro-brasileira e indígena por meio da moda, educação e arte é a missão de vida da Cátia Úrsula Casimiro, empreendedora e liderança do coletivo Roda das Pretas, localizado em Viçosa, Minas Gerais. Através da sua marca autoral, Pretear Moda Afro, ela promove impacto social e econômico nas comunidades locais através da sustentabilidade, diversidade, inclusão e empoderamento.
Por meio da costura criativa e da marca Pretear, ela transforma o fazer manual em gesto político de autocura, afirmação identitária e geração de renda. Seu trabalho artesanal, inspirado em estéticas afro-diaspóricas, reafirma o pertencimento como direito de criar, escolher e existir com dignidade e autonomia. .
Saiba mais desta história no vídeo abaixo do canal Youtube de Criola e acessando o conteúdo Glam na página de WikiCriola .
Vamos redefinir as trajetórias de mulheres negras de todo o Brasil !
“E esse trabalho de costura é ver que minhas mãos conseguem transformar um tecido numa peça bonita e agradável que as pessoas querem comprar, isso faz eu me sentir mais empoderada como mulher negra. Então, essa minha atividade de hoje, faz um processo de autocura e também um empoderamento como uma mulher autônoma, que trabalha para si.”
O projeto “Negras na História” é uma iniciativa da Ong Criola em parceria com a Fundação Wikimedia que visa fortalecer e ampliar a voz de mulheres negras cis e trans no campo das novas tecnologias e do conhecimento antirracista sob as licenças de Creative Commons.
Cátia Úrsula / Reprodução pessoal


