Aline Odara e Fabiana Aguiar (Fundo Agbara)
O Fundo Agbara nasce em 2020 a partir da necessidade de ajuda financeira para empreendedoras negras no período da pandemia, identificada pelas fundadoras Aline Odara e Fabiana Aguiar. Elas iniciaram a campanha com uma vaquinha online, mas o impacto foi maior do que esperado e o modelo precisou de estruturação e apoio para lidar com os aportes recebidos e assim surgiu o primeiro fundo filantrópico voltado exclusivamente para mulheres negras e indígenas no Brasil.
A palavra “Agbara” vem da língua yorubá e significa força, potência e poder. O simbolismo desse nome foi escolhido e associado à mulheres negras que transformam esse país todos os dias. No Brasil, elas são as que mais sofrem com a desigualdade social, como: trabalho informal, salários mais baixos, invisibilidade e menor acesso à crédito.
Aline e Fabiana visualizaram a importância de reverter esse cenário e transformar esses recursos em estratégia de justiça econômica e reparação social.
“Uma mulher negra contemplada, ajuda de 4 a 5 pessoas entre pais, filhos e esposo.”
(Natasha da Silva- nano influenciadora Negras na História)
O Fundo atua de forma nacional para todos os formatos de projetos, de arte à trabalhos rurais. A organização fornece programas de formação, mentoria e assessoria técnica, captação de recursos e mobilização de redes para ampliar o impacto e sustentabilidade dos empreendimentos dessas mulheres.
Transformação é coletiva! Apoiem mulheres negras!
Confira a trajetória dessas mulheres potentes contada pela nossa parceira, Natasha da Silva, e acompanhe mais histórias no nosso canal do Youtube.
Aline Odara e Fabiana Aguiar // reprodução: site Fundo Agbara

