Cinthya Maldonado

2024
Rio de Janeiro

Atualizado em 23/12/2025

Os afetos familiares têm muita influência nas histórias de mulheres negras. Mães, avós, tias e amigas são sempre rede de apoio nas circunstâncias da vida. São elas que celebram as nossas vitórias, que nos acolhem nos momentos de vulnerabilidade, que exaltam a nossa beleza e tem sempre um conselho para oferecer.

Construir autoestima coletivamente deve ser um cuidado diário entre nós e a Cinthya Maldonado mostra a importância dessa consciência desde a fase da infância e o impacto gerado na sua vida ao longo do tempo.
Ela formou a sua identidade a partir de espaços de afeto, resistência, cultura e partilha onde o cuidado sempre esteve no centro das relações. Essas referências ancestrais moldaram sua forma de existir no mundo e de compreender a potência das mulheres negras como sustentáculo de comunidades inteiras, pois são vistas como sinônimo constante de força, entrega e desempenho, quase sempre em detrimento do cuidado consigo mesmas. Com isso, ela criou o projeto Ser Preta, um espaço digital de celebração, escuta e fortalecimento da saúde mental, autoestima e autocuidado de mulheres negras.

Por direito ao prazer, à vulnerabilidade e ao descanso!

Confira mais sobre esse projeto e a vida de Cinthya no vídeo abaixo do canal Youtube de Criola e acesse o conteúdo Glam na página de WikiCriola .
Vamos redefinir as trajetórias de mulheres negras de todo o Brasil !

“Então, eu sempre tento criar espaços onde outras mulheres também se sintam abraçadas e motivadas e potencializadas, eu diria. Eu acho que é muito por conta desse pano de fundo que eu tenho de duas mulheres extremamente importantes da minha vida que foram essas pessoas para mim.”

O projeto “Negras na História” é uma iniciativa da Ong Criola em parceria com a Fundação Wikimedia que visa fortalecer e ampliar a voz de mulheres negras cis e trans no campo das novas tecnologias e do conhecimento antirracista sob as licenças de Creative Commons.

Acesse o glam

Cinthya Maldonado / Reprodução pessoal