Flavia Herkenhoff e Rosemary de Paula

2024
Espírito Santo

Atualizado em 24/12/2025

A história de Rosemary de Paula contada por Flavia Herkenhoff afirma que pertencimento não é concessão, é conquista coletiva. Advogada, empresária e referência no Espírito Santo, ela consolidou sua carreira com excelência técnica, ao mesmo tempo em que enfrentou o silenciamento imposto pelo racismo estrutural e pelo sexismo.

Sua história revela como muitas mulheres negras são levadas a ocupar outras funções não coerentes para sobreviver profissionalmente, mesmo quando já são competentes, respeitadas e necessárias. Reconhecer esse percurso é afirmar que pertencer também é ter o direito de existir plenamente, sem apagamento. O ponto de virada de sua trajetória acontece quando a dor individual se transforma em responsabilidade coletiva e encontra apoio entre os seus semelhantes em simples atos como: estar junto, compartilhar histórias, construir letramento racial e fortalecer redes de apoio.

Ao ocupar a advocacia e as estruturas institucionais com consciência racial e de gênero, ela amplia caminhos para que outras mulheres negras saibam que não estão sozinhas.

Descubra mais sobre esta história no vídeo abaixo do canal Youtube de Criola e acessando o conteúdo Glam na página de WikiCriola .
Vamos redefinir as trajetórias de mulheres negras de todo o Brasil !

“Quando a gente conta a nossa história significa que a gente está inspirando tantas outras mulheres e tantas outras pessoas e é por isso que a gente precisa dar espaço pra ouvir essas histórias, porque a gente só vai conseguir conectar e falar ‘não estou sozinha’. Tem alguém que já passou por isso e tem uma luz no fim do túnel.”

O projeto “Negras na História” é uma iniciativa da Ong Criola em parceria com a Fundação Wikimedia que visa fortalecer e ampliar a voz de mulheres negras cis e trans no campo das novas tecnologias e do conhecimento antirracista sob as licenças de Creative Commons.

Acesse o glam

Rosemary de Paula / Reprodução pessoal