Izabella Cardoso
Descobrir mais sobre a trajetória de mulheres negras do Espírito Santo é um convite que a Izabella Cardoso compartilha.
Vamos mergulhar nas histórias de Ingrid Atanásio Emílio, presidente da Associação da Comunidade Quilombola Santa Luzia; Marilene Pereira, formada em Administração e mestre em educação e Agatha Banks, assessora parlamentar, mulheres negras que constroem suas lutas a partir dos territórios que habitam e transformam. Do norte ao sul do Espírito Santo, suas vivências evidenciam como o pertencimento não é apenas geográfico, mas político, cultural e afetivo, ancorado na defesa da vida, da dignidade e dos direitos das mulheres negras, cis e trans.
Juntas, essas trajetórias confirmam que, quando mulheres negras se reconhecem como pertencentes e se movimentam, transformam seus territórios e toda a sociedade ao redor.
Saiba mais desta história no vídeo abaixo do canal Youtube de Criola e acessando o conteúdo Glam na página de WikiCriola .
Vamos redefinir as trajetórias de mulheres negras de todo o Brasil !
“Quando uma mulher negra se movimenta, toda a sociedade se movimenta com ela. Viva as mulheres negras! Poder para as mulheres negras! Leveza para as mulheres negras!”
O projeto “Negras na História” é uma iniciativa da Ong Criola em parceria com a Fundação Wikimedia que visa fortalecer e ampliar a voz de mulheres negras cis e trans no campo das novas tecnologias e do conhecimento antirracista sob as licenças de Creative Commons.
Izabella Cardoso / Reprodução pessoal


