Kley Hudson e Larissa Ferreira

2024
Imbariê, Rio de Janeiro

Atualizado em 22/12/2025

Comunicadora, formada em Engenharia de produção pela UFRJ, multiartista e ativista pelo direito das pessoas com deficiência e pelas mulheres na cultura, Larissa Ferreira é a personagem escolhida de Kley Hudson para contar sua trajetória.

Nascida e criada em Imbariê, no município de Duque de Caxias (RJ), sua história é profundamente marcada pelo território, pelas memórias familiares e pelas relações de cuidado construídas entre mulheres. É nesse entrelaçamento entre arte, técnica, afeto e política que Larissa constrói sua atuação e identidade. Sua vivência enquanto mulher negra com deficiência atravessa diretamente seus processos criativos e a forma de ocupar espaços de liderança rompendo silenciamentos históricos e ampliando as possibilidades de representação nos campos cultural e institucional.

Larissa Ferreira representa mulheres negras que transformam dor em criação, vulnerabilidade em potência e existência em luta cotidiana por um mundo mais justo, acessível e humano para todas as pessoas.

Confira mais detalhes desta história no vídeo abaixo do canal Youtube de Criola e acesse o conteúdo Glam na página de WikiCriola .
Vamos redefinir as trajetórias de mulheres negras de todo o Brasil !

“Acho muito importante a gente ter pessoas como a Lari, a frente em cargos de liderança, defendendo nossos direitos enquanto mulheres, existindo e defendendo os nossos direitos como mulheres na cultura e como a gente produz e como a gente constrói, faz arte.”

O projeto “Negras na História” é uma iniciativa da Ong Criola em parceria com a Fundação Wikimedia que visa fortalecer e ampliar a voz de mulheres negras cis e trans no campo das novas tecnologias e do conhecimento antirracista sob as licenças de Creative Commons.

Acesse o glam

Kley Hudson / Reprodução pessoal