Maria Jardim Black e Marta Cezario

2024
Aparecida, Goiás

Atualizado em 24/12/2025

Marta Cezaria de Oliveira, líder comunitária, integrante de pastorais da igreja católica e fundadora do grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrados, em Goiás. Nascida em Cachoeira Alta, percorreu diferentes territórios levando o compromisso com a organização comunitária, a espiritualidade e a justiça social. Sua caminhada é marcada pelo enraizamento nos territórios, o fortalecimento das identidades negras e a construção de espaços onde mulheres negras possam existir com dignidade, voz e autonomia.

Foi protagonista na criação e no fortalecimento de iniciativas fundamentais como a Pastoral do Negro, a Pastoral da Mulher e os Agentes Pastorais Negros e a primeira mulher a organizar o Movimento de Mulheres Negras no estado. Como cineasta, pesquisadora e guardiã de saberes tradicionais, Marta transformou vivências em conhecimento, cuidado e arte.

Saiba mais desta história contada por Maria Jardim Black no vídeo abaixo do canal Youtube de Criola e acessando o conteúdo Glam na página de WikiCriola .
Vamos redefinir as trajetórias de mulheres negras de todo o Brasil !

“Marta Cezaria é uma referência muito importante para Goiás e para o Brasil. Também fez muitas outras coisas importantes dentro dos seus projetos, um desses projetos foi adentrar os quilombos, as comunidades quilombolas de Goiás, onde também reside o maior quilombo territorial do Brasil, que é o quilombo Kalunga. Marta faz o primeiro trabalho de resgate de identidade e de cultura dessas mulheres.”

O projeto “Negras na História” é uma iniciativa da Ong Criola em parceria com a Fundação Wikimedia que visa fortalecer e ampliar a voz de mulheres negras cis e trans no campo das novas tecnologias e do conhecimento antirracista sob as licenças de Creative Commons.

Acesse o glam

Maria Jardim Black / Reprodução pessoal