Mariana da Costa e Victória Barros

2024
Rio Grande do Norte

Atualizado em 22/12/2025

Ser uma pessoa negra e ter oportunidades de grande porte fora do eixo Rio – São Paulo ainda é uma dificuldade.

Mariana conta a história da personalidade Victória Barros, uma jovem tenista negra potiguar que representa a força, a esperança e a continuidade do legado ancestral das mulheres negras no esporte brasileiro. Nascida no Rio Grande do Norte, iniciou sua trajetória esportiva ainda na infância, inspirada pela mãe e, posteriormente, pela ex-tenista Serena Williams. Ela já se consolida como uma realidade promissora do tênis competindo em categorias juvenis acima de sua faixa etária e alcançando resultados expressivos.

Sua vida reafirma que talento, quando aliado a oportunidades e apoio pode transformar realidades e inspirar novas gerações. Victória nos lembra que o esporte também é território de luta, afirmação e construção de futuros mais justos e equitativos.

Confira esta história na íntegra no vídeo abaixo do canal Youtube de Criola e acesse o conteúdo Glam na página de WikiCriola .
Vamos redefinir as trajetórias de mulheres negras de todo o Brasil !

“Destaco muito essa garra, esse foco tão jovem, destaco também essa perseverança e essa resiliência pra entender desde cedo o que significa ser atleta e perseguir esse sonho dessa forma. Eu considero isso muito resiliente, acho que é uma competência importante pra gente deixar aqui na nossa anotação mental, mostrando o quanto que a Vitória nos inspira.”

O projeto “Negras na História” é uma iniciativa da Ong Criola em parceria com a Fundação Wikimedia que visa fortalecer e ampliar a voz de mulheres negras cis e trans no campo das novas tecnologias e do conhecimento antirracista sob as licenças de Creative Commons.

Acesse o glam

Mariana da Costa / Reprodução pessoal