Zimá Domingos

2024
Espírito Santo

Atualizado em 24/12/2025

Reconhecimento, organização e transmissão de conhecimento são fatores ensinados de geração a geração para a comunidade caxambozeira e quilombola do Espírito Santo.
As tradições culturais como jongo, caxambu, folia, bate flecha e os movimentos religiosos traduzem a história de Alegre, região do Caparaó há mais de 90 anos gerando impacto em diversas famílias que são influenciadas diretamente por essas manifestações.

Zimá Domingos compartilha sobre a força da coletividade. Moradora de Alegre, na região do Caparaó, no Espírito Santo, ela é oriunda de uma comunidade tradicional caxambuzeira que manteve viva sua memória ancestral por meio do aquilombamento urbano. Sua atuação ultrapassa o espaço das rodas e rituais, ocupando espaços de decisão e articulação social como movimentos culturais, conselhos municipais e associações comunitárias em prol da população negra.

Confira mais detalhes desta história no vídeo abaixo do canal Youtube de Criola e acesse o conteúdo Glam na página de WikiCriola .
Vamos redefinir as trajetórias de mulheres negras de todo o Brasil !

“Então, eu estou representando e dando sequência. Elas abriram o caminho, as nossas mais velhas e a gente segue aí, passando por ele e puxando as mais novas para poderem continuar a ação do caxambu.”

O projeto “Negras na História” é uma iniciativa da Ong Criola em parceria com a Fundação Wikimedia que visa fortalecer e ampliar a voz de mulheres negras cis e trans no campo das novas tecnologias e do conhecimento antirracista sob as licenças de Creative Commons.

Acesse o glam

Zimá Domingos / Reprodução pessoal